X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

São Paulo é derrotado pelo Juventude e se despede do MorumBis sob vaias


Ouvir

Escute essa reportagem

O São Paulo se despediu do MorumBis em 2024 com uma derrota por 2 a 1 para o Juventude pela 37ª rodada do Brasileirão. Já com vaga direta na Libertadores, a equipe nada tem a provar no torneio, o que permitiu a Zubeldía promover testes.

O time não conseguiu superar a defesa dos gaúchos no primeiro tempo e viu o adversário jogar melhor na segunda etapa. Ainda que tenha recebido incentivo da torcida, principalmente quando descontou, o jogo ficou marcado mais pelas vaias do torcedor tricolor.

A última impressão deixada no estádio em 2024 não condiz com o restante ano, em que o São Paulo levou, em média, 46.046 torcedores por partida, superando o recorde de 44.580, de 2023.

O Juventude até conseguiu amarrar o jogo no meio de campo nos minutos iniciais. Com o decorrer do tempo, porém, o São Paulo dominou as ações. A equipe terminou o primeiro tempo com 68% de posse de bola.

O atacante Erick tentou aproveitar a chance entre os titulares e ensaiou dribles pelo lado direito. Nada foi proveitoso. Na lateral-esquerda, Patryck não entrou no jogo com o esperado. A posição termina 2024 em aberto no time do São Paulo.

A posse de bola são-paulina foi tão ineficiente que o Juventude foi quem finalizou mais: 6 a 4 - inclusive obrigando esforços de Rafael. De todos os chutes do São Paulo, nenhum foi no gol.

A equipe voltou igual para o segundo tempo, tanto na escalação quanto na postura. O problema foi que a pressão feita no Juventude deixou espaço aberto para o time gaúcho. Este, sim, havia feito mudanças, com o meia mais defensivo Mandaca no lugar de Nenê.

Foi Mandaca que roubou a bola em falha de Luiz Gustavo na intermediária e passou para Gabriel Taliari. O atacante carregou e foi frio para fingir a finalização e bater no canto de Rafael. Foi o segundo gol de Taliari em 2024. O atleta enfrentou problemas no joelho e ficou quatro meses fora de ação. Ele comemorou muito o gol no MorumBis.

Desanimado, o São Paulo não reagiu. Mais abertura para o Juventude. Lucas Barbosa ganhou espaço e viu João Lucas avançar pela direita. O lateral alçou na área, e Erick Farias pôde saltar com a perna esticada, de sola, para o fundo do gol e ampliou. O Juventude ficou eufórico. E mais leve. Assim o time ficou com mais posse e até chegou mais na frente para buscar o terceiro.

Mesmo sem grande ímpeto, as alterações faziam gradualmente o São Paulo ganhar oxigenação em campo. Marcos Antônio e William Gomes, que entraram no segundo tempo, descolaram boa jogada no lado esquerdo. O garoto cruzou, e Luciano se antecipou aos zagueiros e diminuiu. O camisa 10 chega a 18 gols na temporada, artilheiro do time em 2024.

O desconto no placar animou os são-paulinos, que tentaram chegar novamente. As vaias do torcedor se converteram em incentivo para tentar um empate, mas logo retornaram diante das falhas no ataque tricolor.

O resultado nada muda em termos de classificação para o São Paulo. A equipe terminará o Brasileirão entre os seis primeiros e com vaga direta na Libertadores graças aos títulos de Flamengo, na Copa do Brasil, e Botafogo, na Libertadores. O alvinegro carioca é o adversário são-paulino na rodada final.

Já para o Juventude, a partida carimba a permanência na Série A, com 45 pontos. A equipe não pode ser mais alcançada por ninguém do Z-4. Agora, o time tenta a vaga na Copa Sul-Americana, competição que jogou apenas uma vez na história, em 2005. Para isso, precisa vencer o Cruzeiro, em Caxias do Sul, e torcer para que o Vitória não vença o Flamengo.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 X 2 JUVENTUDE

SÃO PAULO - Rafael; Igor Vinícius (João Moreira), Arboleda, Alan Franco e Patryck (Marcos Antônio); Alisson (Rodrigo Nestor) e Luiz Gustavo (Sabino); Lucas Moura, Luciano e Erick (William Gomes); André Silva. Técnico: Luís Zubeldía.

JUVENTUDE - Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos); Ronaldo, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa (Marcelinho), Gabriel Taliari (Gilberto) e Erick Farias (Gabriel Inocêncio). Técnico: Fábio Matias.

GOLS - Gabriel Taliari, aos 6, Lucas Barbosa, aos 16, e Luciano, aos 31 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Lucas Barbosa e Gabriel (Juventude).

ÁRBITRO - Savio Pereira Sampaio (DF).

PÚBLICO - 31.442 torcedores.

RENDA - R$ 1.611.245,00.

LOCAL - MorumBis, em São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: