X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ronaldo diz que técnicos do Brasil estão degraus abaixo do nível mundial: ‘Paramos no tempo’


Ouvir

Escute essa reportagem

Provável candidato à presidência da CBF, Ronaldo falou em entrevista ao canal do ex-companheiro Romário sobre seus planos como mandatário da Confederação Brasileira de Futebol e manifestou sua preferência por treinador estrangeiros. Segundo ele, os técnicos nacionais “pararam no tempo.”

“Olha, eu não quero entrar no mérito de nacionalidade, porque começa a virar um papo até de xenofobia. Mas a gente quer ganhar a Copa ou fazer homenagem ao treinador brasileiro? Acho que o treinador brasileiro está dois degraus abaixo do nível mundial. Nós não evoluímos, paramos no tempo”, declarou o ex-atacante.

“Há pouco tempo foi criado um curso de treinadores na CBF e as novas gerações que fazem esses cursos e estão se preparando vão acompanhar essa evolução. A gente dominou por muitos anos o futebol e agora é hora de ter humildade suficiente pra entender que estamos sendo superados. Não é à toa que a gente não ganha a Copa. Alguma coisa estamos fazendo mal.”

Ronaldo, que recentemente já havia mencionado Pep Guardiola como um potencial treinador da Seleção, elogiou o português Abel Ferreira ao ser perguntando sobre o técnico palmeirense por Romário. “Acho ele muito bom treinador, muito coerente.”

O entrevistado disse ainda acreditar que Vini Jr. não é utilizado como deveria pelo atual técnico da equipe verde-amarela, Dorival Júnior. “Acho que é 100% treinador (a responsabilidade de Vini Jr. jogar mais no Real). O treinador não pode inventar loucura, ele tem que buscar as melhores posições, os melhores jogadores e deixar eles livres de fazer o que fazem no clube. Mas ele não consegue desempenhar assim na Seleção. Acho que é um problema de posicionamento, comportamento.”

Ronaldo também afirmou que acredita que Neymar pode liderar o Brasil na Copa do Mundo de 2026. “Acho que o Neymar é muito importante pra Seleção Brasileira se estiver bem fisicamente. Mas a Seleção vive problemas estruturais graves. Acho que o Neymar maquia de alguma maneira os problemas do nosso futebol. Temos dois grandes jogadores (Neymar e Vini Jr.), é encontrar uma maneira de que o time jogue pra eles, que tenham responsabilidade, mas que fiquem mais livres pra desempenhar o que jogam nos clubes.”

Sobre a presidência da CBF, o ex-jogador da Seleção, Real Madrid e Corinthians citou as suas experiências como dono das SAF’s de Cruzeiro e Valladolid como um fator que o qualifica a comandar o futebol brasileiro. Ronaldo disputaria o cargo com o atua mandatário, Ednaldo Rodrigues, em uma eleição que deveria ocorrer até abril de 2025.

“Tem muita coisa a melhorar na nossa indústria inteira. A gente está parado realmente há muitos anos, com pouco investimento ou quase nenhum. A liga no Brasil tem que acontecer o quanto antes pra tirar essa responsabilidade. A CBF se sobrecarrega muito com Campeonato Brasileiro, administração dos juizes. A CBF não ser uma empresa querida no Brasil pra mim é uma grande vergonha, um grande desperdício. A gente não vê projeto social da CBF. Logicamente eu gostaria de retribuir tudo que ganhei do futebol com uma gestão histórica na CBF.”

Enquanto articula apoio para viabilizar a sua candidatura ao cargo mais importante da entidade que comanda o futebol brasileiro, porém, o Fenômeno encara um conflito ético. Isso porque que ainda está vinculado ao Cruzeiro a partir do contrato que acertou com o empresário Pedro Lourenço, para quem vendeu as suas ações da SAF do time mineiro em abril do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: