X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Renato Gaúcho reafirma sonho de treinar a seleção brasileira: ‘Se tiver oportunidade...’


Ouvir

Escute essa reportagem

Um dos principais técnicos do futebol brasileiro nos últimos anos, Renato Gaúcho já teve seu nome cotado para assumir a seleção, mas os caminhos entre o treinador e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nunca se cruzaram. Atualmente sem clube, após deixar o Grêmio ao final da última temporada, ele ainda mantém vivo o sonho de chegar ao Brasil – assim como tinha no período em que foi jogador.

“Sim, (o sonho de assumir a seleção) continua. O treinador, independente de quem quer que seja, tem que ter o sonho de treinar a seleção brasileira desde que ele se garanta”, afirmou Renato, em entrevista à ESPN. Antes da saída de Tite, em 2022, o nome do treinador foi cotado como um dos substitutos. Em 2022, o treinador estava sem clube, ao deixar o Flamengo logo após o vice-campeonato da Libertadores na temporada anterior.

O nome do treinador também foi ventilado à seleção brasileira em 2019, quando o Grêmio vinha dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil nos anos anteriores. Tite, por sua vez, havia sido eliminado da Copa do Mundo da Rússia nas quartas de final, diante da Bélgica. O título da seleção na Copa América naquele ano, no entanto, manteve o treinador à frente do cargo até o Mundial do Catar.

Imagem ilustrativa da imagem Renato Gaúcho reafirma sonho de treinar a seleção brasileira: ‘Se tiver oportunidade...’
Renato Gaúcho deixou o Grêmio ao final da última temporada. Foto: Lucas Uebel/Estadão

“Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se vou chegar um dia, não sei, mas por que vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira”, defendeu Renato Gaúcho.

Em 2024, o treinador encerrou sua quarta passagem pelo comando técnico do Grêmio. Nesta, chegou na reta final da Série B e permaneceu entre 2022 e 2024. Chegou ao vice-campeonato brasileiro e conquistou dois títulos gaúchos para o clube tricolor. “Como se chega à seleção? Fazendo grandes trabalhos e ganhando títulos. Por isso que eu falo: a minha parte eu faço. Se tiver oportunidade, ótimo. Se não chegar, vou continuar tendo esse sonho”, explicou.

Após a derrota da seleção brasileira para a Argentina nesta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o nome de Dorival Júnior voltou a balançar no cargo. A CBF terá uma reunião nesta sexta-feira com o treinador para definir a continuidade ou término do trabalho. Carlo Ancelotti e Filipe Luís são alguns dos nomes cotados para assumir o Brasil em caso de descontinuidade da comissão técnica de Dorival.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: