X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Rafaela Silva e Larissa Pimenta conquistam a medalha de prata no Grand Slam de Astana


Ouvir

Escute essa reportagem

O judô brasileiro teve uma jornada positiva no primeiro dia de disputas no Casaquistão. Rafaela Silva (até 57 kg) e Larissa Pimenta (até 52kg) conquistaram, nesta sexta-feira, a medalha de prata no Grand Slam de Astana. As duas atletas já estavam classificadas para os Jogos de Paris-2024.

Buscando um lugar entre as oito melhores do ranking olímpico Larissa Pimenta superou três adversárias para se garantir na final. A primeira vitória foi sobre a russa Alesia Kuznetsova. Nas quartas, ela superou a portuguesa Maria Siderot e chegou na briga pela medalha de ouro após vencer o combate sobre a espanhola Ayumi Leiva Sanchez nas semis.

O confronto com a israelense Gefen Primo foi marcado pelo equilíbrio. A brasileira até conseguiu encaixar alguns bons golpes, mas acabou surpreendida pela rival que aplicou um ippon e garantiu o lugar mais alto do pódio.

"Estou feliz pela minha participação, acredito que vim aqui para fazer o meu melhor. Essa medalha de prata é muito importante para minha pontuação na corrida olímpica. Venho trabalhando bastante e acredito que estou no caminho certo", afirmou Larissa. Com os 700 pontos, ela deve chegar à nona colocação do ranking, ficando apenas a uma posição da cabeça de chave olímpica.

Em sua caminhada para obter a medalha de prata, Rafaela Silva derrotou Fidan Alizada, do Azerbaijão, e depois venceu a croata Thihea Topolovec nas oitavas. Na fase seguinte, ela imobilizou Shukurjon Aminova, do Uzbequistão.

O último desafio antes de chegar `a decisão foi encarar a vice-campeã olímpica em Tóquio-2020, Sarah Leonie Cysique. Rafaela impôs duas punições à rival e definiu a luta com um waza-ari no golden score. Já na luta decisiva diante de Christa Deguchi, a adversária levou a melhor e conquistou o ouro.

"Foi minha última competição antes dos Jogos Olímpicos. Fiquei com a medalha de prata, mas estou satisfeita porque as coisas que venho trabalhando no treino estão dando certo e encaixando. Gosto de chegar em uma competição assim, onde eu sofro uma derrota e fico "mordida". Minha missão foi concluída e agora vou trabalhar para representar o Brasil da melhor forma possível", afirmou Rafaela, atual número cinco do mundo no ranking olímpico com descartes.

O judô brasileiro teve ainda mais competidores em ação nesta sexta. Natasha Ferreira (até 48kg), venceu duas lutas, mas perdeu nas quartas e na repescagem e ficou em sétimo. Michel Augusto (até 60kg) também terminou com o sétimo lugar após cair nas quartas e perder para Andrea Carlino na repescagem. Amanda Lima (até 48kg) e Matheus Takaki também lutaram, mas não avançaram em suas chaves.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: