X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Primeira Bola de Ouro terá destino nobre 25 anos após morte do vencedor


Ouvir

Escute essa reportagem

A primeira Bola de Ouro da história da revista France Football, entregue em 1956, será leiloada na Inglaterra para apoiar projeto social. O prêmio foi conquistado pelo ex-atacante inglês Stanley Matthews, após boa temporada pelo tradicional Blackpool e a seleção inglesa. O ex-jogador morreu em fevereiro de 2000.

Exposto há quase dez anos no Museu do Futebol, em Manchester, o troféu será leiloado junto de outros itens, entre eles, bonés e chuteiras. O dinheiro será revertido para ajudar a Fundação Matthews, instituição que leva o nome do ex-jogador e integra jovens em vulnerabilidade social ao esporte. O responsável pela atitude é o neto do craque, Matt Gough.

“Grande parte do lucro gerado por esta venda servirá para apoiar o trabalho da Fundação Stanley Matthews, uma instituição que visa promover a integração de jovens desfavorecidos em todo o mundo através do desporto. É uma continuação do trabalho do meu avô, que, na década de 1970, treinou jovens jogadores negros na África do Sul (durante o apartheid)”, disse o familiar.

Na carreira, Matthews também defendeu as cores do Stoke City. Ele jogou as Copas do Mundo de 1950, realizada no Brasil, e a de 1954 na Suíça. Segundo números oficiais, ele disputou 842 jogos e marcou 90 gols.

Matthews é o ganhador mais velho da história da premiação. A solenidade aconteceu quando o atleta tinha 41 anos de idade. Ele bateu nomes famosos como o de Alfredo Di Stéfano, do Real Madrid, e do polonês Raymond Kopa, Reims.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: