Primeira Bola de Ouro terá destino nobre 25 anos após morte do vencedor
Escute essa reportagem
A primeira Bola de Ouro da história da revista France Football, entregue em 1956, será leiloada na Inglaterra para apoiar projeto social. O prêmio foi conquistado pelo ex-atacante inglês Stanley Matthews, após boa temporada pelo tradicional Blackpool e a seleção inglesa. O ex-jogador morreu em fevereiro de 2000.
Exposto há quase dez anos no Museu do Futebol, em Manchester, o troféu será leiloado junto de outros itens, entre eles, bonés e chuteiras. O dinheiro será revertido para ajudar a Fundação Matthews, instituição que leva o nome do ex-jogador e integra jovens em vulnerabilidade social ao esporte. O responsável pela atitude é o neto do craque, Matt Gough.
“Grande parte do lucro gerado por esta venda servirá para apoiar o trabalho da Fundação Stanley Matthews, uma instituição que visa promover a integração de jovens desfavorecidos em todo o mundo através do desporto. É uma continuação do trabalho do meu avô, que, na década de 1970, treinou jovens jogadores negros na África do Sul (durante o apartheid)”, disse o familiar.
Na carreira, Matthews também defendeu as cores do Stoke City. Ele jogou as Copas do Mundo de 1950, realizada no Brasil, e a de 1954 na Suíça. Segundo números oficiais, ele disputou 842 jogos e marcou 90 gols.
Matthews é o ganhador mais velho da história da premiação. A solenidade aconteceu quando o atleta tinha 41 anos de idade. Ele bateu nomes famosos como o de Alfredo Di Stéfano, do Real Madrid, e do polonês Raymond Kopa, Reims.
Comentários