X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Por que Brasil fez 7 substituições contra a Colômbia? Veja o que diz a regra


Ouvir

Escute essa reportagem

Um fato inusitado marcou a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre a Colômbia, nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em Brasília: o técnico Dorival Júnior pôde fazer nada menos que sete substituições ao longo da partida.

Desde 2022, a Fifa ampliou o número de mudanças de atletas durante os jogos de futebol de três para cinco, podendo haver até três paradas enquanto a partida estiver com bola rolando. E a partir de 2024, uma nova regra foi implementada, referente a concussões em campo.

De acordo com o protocolo mais recente, uma treinador recebe uma substituição extra caso um jogador tenha que abandonar o gramado por concussão. E, automaticamente, o técnico adversário também ganha uma alteração a mais pelo jogador do time rival ter saído com concussão.

Como o goleiro brasileiro Alisson e o zagueiro colombiano Davinson Sánchez deixaram o jogo depois de um choque de cabeça, Dorival e o técnico da Colômbia, Nestor Lorenzo, ganharam duas substituições cada um. No caso, apenas o trenador brasileiro utilizou o benefício.

Alisson, Vanderson, Rodrygo, Gerson, Bruno Guimarães, João Pedro e Vinícius Jr. foram sacados e Bento, Wesley, Léo Ortiz, Joelinton, André, Savinho e Matheus Cunha foram colocados ao longo da partida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: