X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pan de 2031: Lula endossa candidatura de Rio e Niterói em carta à PanAm


Ouvir

Escute essa reportagem

Após a desistência de São Paulo em sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, a candidatura de Rio de Janeiro e Niterói articula ainda mais apoios. O anúncio oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) ocorre em 29 de janeiro. Nesta sexta-feira, foi a vez do presidente Lula (PT) endossar as cidades fluminenses.

Os prefeitos de Rio e Niterói, Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), estiveram em Brasília, onde se reunirão com o presidente. Lula assinou a carta de garantias, em nome do governo federal, que será apresentada para a Panam Sports, após o anúncio do COB na Assembleia Geral no fim de janeiro.

“Somos um povo apaixonado pelo esporte e pela vida. Uma relação harmônica e vitoriosa que experimentou um crescimento exponencial em 2007, quando a cidade do Rio de Janeiro realizou com extrema competência e êxito os XV Jogos Pan-Americanos. Ao realizarmos os Jogos Olímpicos de 2016, demos uma demonstração ao mundo da pujança do nosso esporte, da América do Sul e da capacidade do Brasil em organizar grandes eventos esportivos e, em especial, abrimos as portas para outras nações sul-americanas serem respeitadas ao pleitear a sede de edições olímpicas sejam elas de Verão, de Inverno ou da Juventude. ”, escreveu Lula a Neven Iván Ilic Álvarez, presidente da Panam Sports.

Imagem ilustrativa da imagem Pan de 2031: Lula endossa candidatura de Rio e Niterói em carta à PanAm
Presidente Lula apoiou candidatura de Rio e Niterói para sediar Pan-2031, a única que representa o Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

A candidatura de Rio e Niterói foi lançada em dezembro. São Paulo já havia confirmado o desejo de sediar o Pan. O governo municipal tinha montado, inclusive, uma força-tarefa, com participação de representantes de cinco secretarias, além da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) e a São Paulo Turism (SPTuris). A coordenação era da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

Poucos dias antes do fim de 2024, Rio e Niterói articularam o seu comitê. O que poderia ser uma difícil escolha para o COB ficou facilitada, já que São Paulo desistiu em 16 de janeiro.

Um ponto forte sempre ressaltado pelos governos municipais de Rio e Niterói era o aproveitamento de estruturas que já existem na cidade e foram utilizadas no Pan de 2007 e na Olimpíada de 2016. Segundo o prefeito Eduardo Paes, 80% das instalações estão prontas, e o restante dos equipamentos serão temporários.

Na Assembleia Geral do COB, a candidatura terá uma apresentação de 30 minutos. Caso o colégio eleitoral do COB ratifique as pretensões das cidades, caberá à entidade oficializar a candidatura brasileira à Panam Sports. Assunção, no Paraguai, atualmente, é a única cidade que já oficializou sua candidatura para ser a sede dos Jogos 2031.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: