X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Norris reage no 2º treino livre e faz melhor tempo do dia no GP de Abu Dabi de F-1


Ouvir

Escute essa reportagem

Após ser superado por Charles Leclerc na sessão de abertura, Lando Norris reagiu no segundo treino livre do GP de Abu Dabi de Fórmula 1 e foi o mais rápido desta sexta-feira, no Circuito de Yas Marina, na cidade dos Emirados Árabes Unidos. Oscar Piastri anotou o segundo melhor tempo da sessão, deixando a McLaren dominante no início do fim de semana.

Em sua melhor volta, Norris anotou 1min23s517, quase um segundo mais veloz que a melhor marca de Leclerc no primeiro treino livre do dia. Piastri veio logo atrás, com 1min23s751. Quem mais se aproximou da dupla foi o alemão Nico Hülkenberg, da equipes Haas, com 1min23s979.

Com o resultado, a McLaren mostra que tem todas as condições de confirmar o favoritismo nesta última etapa do campeonato para assegurar o título do Mundial de Construtores - prêmio em dinheiro que costuma reforçar o orçamento da equipe para a temporada seguinte. O time inglês lidera a tabela com 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari.

Se no primeiro treino Leclerc anotou o melhor tempo, na segunda sessão o piloto de Mônaco ficou aquém do esperado. Foi apenas o sexto colocado, atrás do companheiro de Ferrari, o espanhol Carlos Sainz Jr., que vive clima de despedida do time neste fim de semana - vai reforçar a Williams em 2025. Sainz obteve o quarto melhor tempo da sessão.

Outro piloto em clima de despedida é Lewis Hamilton. O inglês, que substituirá justamente Sainz na Ferrari no próximo ano, registrou o quinto melhor tempo, atrás do rival espanhol. Foi o piloto da Mercedes mais veloz do dia. George Russell foi apenas o 13º.

A decepção do dia coube à Red Bull. No treino que começou no fim da tarde e terminou ao anoitecer, Max Verstappen obteve apenas o modesto 17º lugar, atrás até do mexicano Sergio Pérez, seu parceiro de equipe, que foi o 14º mais rápido.

O tetracampeão mundial "estreou" no fim de semana direto no segundo treino livre. No primeiro, seu assento foi ocupado por um piloto de testes da Red Bull. Ao longo da sessão, o holandês reclamou do carro e demonstrou insatisfação com o rendimento. Horas antes, ele havia virado notícia ao anunciar que será pai pela primeira vez, com a namorada Kelly Piquet, neta do tricampeão mundial Nelson Piquet.

PUNIÇÕES PARA WILLIAMS

Poucos minutos antes do início da sessão, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou punições à equipe Williams. O time britânico terá seus dois pilotos, o tailandês Alexander Albon e o argentino Franco Colapinto, perdendo cinco posições no grid de largada de domingo. A equipe precisou trocar componentes do câmbio de ambos os carros, superando o limite de mudanças da temporada.

Leclerc também foi punido mais cedo. O piloto da Ferrari vai perder 10 posições no grid, também devido a trocas em seu motor. A sanção deve atrapalhar a ambição da Ferrari de conquistar o título do Mundial de Construtores, nesta etapa final do campeonato.

Os pilotos voltam à pista no sábado para a terceira sessão livre, a partir das 7h30 (horário de Brasília). O treino classificatório está marcado para as 11h. A corrida, no domingo, tem largada para as 10 horas.

Confira o resultado do 2º treino livre do GP de Abu Dabi:

1º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min23s517

2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min23s751

3º - Nico Hülkenberg (ALE/Haas), 1min23s979

4º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min24s099

5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min24s119

6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min24s201

7º - Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), 1min24s230

8º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min24s235

9º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min24s269

10º - Yuki Tsunoda (JAP/RB), 1min24s497

11º - Liam Lawson (NZL/RB), 1min24s503

12º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min24s517

13º - George Russell (ING/Mercedes), 1min24s534

14º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 1min24s555

15º - Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), 1min24s557

16º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min24s574

17º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min24s598

18º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min24s686

19º - Jack Doohan (AUS/Alpine), 1min24s961

20º - Franco Colapinto (ARG/Williams), 1min25s265

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: