X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Neymar reestreia no Santos após polêmicas, declarações de amor e volta ao mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

Depois de quase 12 anos distante, Neymar voltou ao Santos em 2025. O período longe da Vila Belmiro foi de saudade, declarações de amor, polêmicas e até batalha judicial entre o craque e o clube.

A venda de Neymar pelo Santos para o Barcelona foi feita por 17,1 milhões de euros e anunciada em maio de 2013. A polêmica começa quando o próprio Barcelona revela que a transação custou 57 milhões de euros. A diferença foi paga à empresa N&N (que pertence à família de Neymar), o que gerou uma batalha judicial.

Imagem ilustrativa da imagem Neymar reestreia no Santos após polêmicas, declarações de amor e volta ao mundo
Neymar em apresentação na volta ao Santos Foto: Werther Santana/Estadão

Dono de 40% dos direitos econômicos de Neymar na época, o Fundo DIS recebeu 6,84 milhões de euros e argumentou que as manobras financeiras foram feitas para reduzir o valor da sua fatia no negócio. A investigação da justiça espanhola constatou que a transação foi ainda maior, totalizando 86,2 milhões de euros.

A justiça espanhola absolveu Neymar, seus pais, Santos, Barcelona e dirigentes de ambos os clubes das acusações de fraude pela transferência. O processo chegou ao fim em dezembro de 2022.

Durante o período, o Santos também chegou a tentar processar o Barcelona e Neymar pelas divergências nos valores, o que resultou no afastamento do craque e do que o clube que o revelou. O caso acabou sendo encerrado.

Durante a gestão Andres Rueda, começou um plano de reaproximação com Neymar, que esteve em um jogo na Vila Belmiro, em abril de 2023. Já com Marcelo Teixeira na presidência, a relação se estreitou ainda mais, com presença no estádio e declarações de amor de ambas as partes, resultando no seu retorno ao Peixe.

Neymar deixou o Santos em 2013 como um talento geracional e já na história do clube com títulos. Ele retorna em baixa na carreira, com pouco futebol mostrado desde a Copa do Mundo de 2022 e muitas lesões acumuladas.

O próprio novo camisa 10 do Santos disse que volta para recuperar seu bom futebol e tem em vista a Copa de 2026, que deve ser sua quarta e última.

Depois de um título da Champions League, mais de 200 gols, duas LaLiga e 5 Ligue 1, Neymar volta para onde tudo começou para brilhar novamente. Se no Barcelona ele mostrou ser o gênio que todos esperávamos e em determinado momento ficou abaixo apenas de Messi e Cristiano Ronaldo, no PSG e Al Hilal as lesões vieram e por diversos momentos o jogador estava longe dos campos e mais próximo das notícias de fofocas e subcelebridades.

Jogando pelo Santos, Neymar fez história. Foram três títulos paulistas, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e Copa Libertadores da América de 2011.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: