Neymar e outros craques fazem apelo contra grama artificial
‘Não se joga em gramado sintético’, afirmou o atacante nas redes sociais
Escute essa reportagem
![Imagem ilustrativa da imagem Neymar e outros craques fazem apelo contra grama artificial](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/230000/1200x720/Neymar-e-outros-craques-fazem-apelo-contra-grama-a0023044700202502181245-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2Finline%2F230000%2FNeymar-e-outros-craques-fazem-apelo-contra-grama-a0023044700202502181245.jpg%3Fxid%3D1031537%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739893514&xid=1031537)
Uma série de jogadores brasileiros iniciou, nesta terça-feira (18), um movimento pelo fim do uso de gramados sintéticos nos estádios do País. Neymar, Gabigol, Lucas Moura, Thiago Silva e Philippe Coutinho são alguns dos craques que fizeram postagens alegando preocupação com o futuro do futebol no Brasil e exigindo que os atletas fossem ouvidos.
Nas publicações, as imagens de um gramado natural e de um artificial são colocadas lado a lado, evidenciando a diferença entre cada um. Abaixo, a frase “Futebol é natural, não sintético” e a hashtag #NãoAoGramadoSintético reforçam o mote da campanha.
Em suas redes sociais, os atletas colocam em xeque a qualidade do piso artificial. “Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”, escreveram.
Os jogadores também exigiram que as ligas brasileiras os ouvissem: “Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste”.
A medida de adotar apenas o gramado natural é vista como essencial para que o futebol brasileiro se coloque como um dos principais do mundo. “Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam”, finalizaram.
Não joga em gramado sintético
Recentemente de volta ao Brasil, Neymar, um dos jogadores que engajou a campanha, já deixou claro que não jogará em estádios que possuem grama sintética. A decisão foi tomada com a intenção de preservar o atleta de lesões e não prejudicar a recuperação de seu joelho esquerdo.
Por esse motivo, o Santos desistiu de mandar seu confronto contra o Água Santa pelo Paulistão no Allianz Parque. “Comissão técnica, com departamento médico e de fisioterapia, todos ali juntos entenderam que, neste momento, era necessário ter uma precaução para não expor o jogador à grama sintética”, disse Marcelo Teixeira, presidente do clube, ao BandSports.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
![Imagem ilustrativa da imagem Academia onde João Fonseca treina vê 'boom' de interesse e tem lista de espera para novos tenistas](/themes/TON/assets/img/tribuna-fallback.webp)
![Imagem ilustrativa da imagem Depay lança música com MC Hariel e surge com bandeira do Corinthians em clipe gravado em Gana; veja](/themes/TON/assets/img/tribuna-fallback.webp)
![Imagem ilustrativa da imagem Paulistão tem primeiro confronto do mata-mata definido; veja possíveis duelos](/themes/TON/assets/img/tribuna-fallback.webp)
![Imagem ilustrativa da imagem Rio Open: brasileiros estreiam no torneio; veja resultados](/themes/TON/assets/img/tribuna-fallback.webp)
Comentários