X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Movimentos de mineiros e gaúchos no mercado da bola

Cruzeiro se mostra ofensivo no mercado, Galo perde Paulinho, e Grêmio espera técnico e Inter se preocupa com saídas no elenco


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Movimentos de mineiros e gaúchos no mercado da bola
Paulinho trocou o Atlético/MG pelo Palmeiras e terá uma temporada diferente em 2025 |  Foto: Pedro Souza/Atlético/MG

Os principais clubes mineiros e gaúchos que estão na disputa da Série A do Brasileirão estão de olho no mercado de transferências para formarem seus elencos de 2025. Enquanto o Cruzeiro adota uma postura mais agressiva nas contratações, Atlético/MG, Grêmio e Internacional estão mais estagnados.

A Raposa, depois de um ano em que chegou à final da Sul-Americana mas não se classificou para a próxima edição da Libertadores, decidiu permanecer com o técnico Fernando Diniz para 2025. Com isso, algumas saídas do elenco já foram definidas e outras contratações já foram anunciadas ou estão encaminhadas.

Na lista dos que não ficam para o próximo ano, estão: Ramiro, Mateus Vital, Álvaro Barreal, Zé Ivaldo, Rafa Silva, Gabriel Grando, Gabriel Veron, Wesley Gasolina e Fernando Henrique. O lateral-esquerdo Marlon também pode sair.

Por outro lado, os nomes de Christian - ex-volante do Athletico/PR - e Rodriguinho - ex-meia do América/MG - já foram confirmados pelo clube celeste. Ainda há a expectativa pelos anúncios dos atacantes Gabigol, Dudu e Bolasie, e do meio-campista Eduardo, que estava no Botafogo.

O rival do Cruzeiro, Atlético/MG, não deve se movimentar tanto na janela de fim de ano. O Galo precisa definir, primeiro, quem será o seu treinador após a saída de Gabriel Milito. O nome do português Luís Castro é o mais forte para assumir o cargo.

Apesar disso, alguns atletas não terão o contrato renovado com o alvinegro, casos de Eduardo Vargas, Alan Kardec e Mariano. O zagueiro Maurício Lemos - que tem vínculo até o fim de 2025 - também é outro a deixar o clube.

Outra perda importante para o Atlético/MG é o atacante Paulinho, que está negociado com o Palmeiras. Fechou por cinco anos. Em contrapartida, além dos R$117 milhões, o Galo vai receber, em troca, o volante Gabriel Menino, e Patrick, do sub-20 do time alviverde.

Entre os gaúchos, o Grêmio passa por situação semelhante à do Galo. O Imortal, que estava próximo de anunciar o português Pedro Caixinha para o cargo de treinador, não cumpriu um acordo e segue sem comandante para 2025.

Com relação às saídas, a principal para o Tricolor é a de Geromel, que se aposentou após dez temporadas no clube. Fábio, lateral-direito, também largou as chuteiras. Já Du Queiroz e Rafael Cabral terminaram seus períodos de empréstimo com a equipe gaúcha.

Do lado colorado, o Inter, comandado por Roger Machado, busca manter o elenco que se classificou para a Libertadores e evitar saídas de jogadores, como Wesley, Vitão e Alan Patrick.

Fala, torcedor!

Imagem ilustrativa da imagem Movimentos de mineiros e gaúchos no mercado da bola
Imagem ilustrativa da imagem Movimentos de mineiros e gaúchos no mercado da bola
Imagem ilustrativa da imagem Movimentos de mineiros e gaúchos no mercado da bola
Imagem ilustrativa da imagem Movimentos de mineiros e gaúchos no mercado da bola

Negociações

Cruzeiro

Mercado agressivo

O Cruzeiro deve ser um dos times que mais vai mexer no elenco para a próxima temporada. Com estimativa de R$ 300 milhões em contratações, a Raposa, que já anunciou o volante Christian e o meia Rodriguinho, também está próxima de divulgar o acerto com os atacantes Gabigol, Dudu e Bolasie, além do meia Eduardo.

Em contrapartida, dez atletas já deixaram o clube mineiro, seja por fim de contrato ou vendas.

Quem chega

Christian (Athletico/PR) e Rodriguinho (América/MG)

Em negociação

Para chegar: Gabigol (Flamengo), Dudu (Palmeiras), Bolasie (Criciúma), Eduardo (Botafogo), Soteldo (Santos) e Wendell (Porto)

Quem sai

Ramiro, Mateus Vital, Álvaro Barreal, Zé Ivaldo, Rafa Silva, Gabriel Grando, Gabriel Veron, Wesley Gasolina e Fernando Henrique

Atlético-MG

Falta o técnico

Com algumas contratações realizadas na metade de 2024, como Bernard, Fausto Vera, Lyanco e Deyverson, a tendência do Galo é manter a base do time que foi vice-campeão da América e da Copa do Brasil.

No entanto, para que haja mais definições, o Atlétic/MG precisa definir quem será o seu técnico para o próximo ano. Nomes como o de Cuca, Luís Castro e Tite já foram especulados, mas ainda não há nenhum acerto por parte da diretoria atleticana. A grande perda é Paulinho.

Em negociação

Para chegar: Técnicos (Luís Castro, Tite e Cuca) e Gabriel Menino (Palmeiras)

Para sair: Igor Rabello (Fluminense) e Éverson (Bahia)

Quem sai

Paulinho (Palmeiras), Eduardo Vargas (atacante), Alan Kardec (atacante), Mariano (lateral), Maurício Lemos (zagueiro) e Gabriel Milito (técnico)

Grêmio

Imortal estagnado

Assim como o Galo, o Grêmio está sem treinador após a saída de Renato Gaúcho. O Imortal estava próximo de contratar Pedro Caixinha, mas o acordo foi desfeito. Com relação às contratações, nenhum grande nome está na mira do Imortal, apenas o do meia Cuello. Já sobre as saídas, algumas delas já estão certas. Pedro Geromel e Fábio se aposentaram dos gramados. Du Queiroz retornou para o Zenit, da Rússia, e Rafael Cabral para o Cruzeiro, após os períodos de empréstimo terem se encerrado.

Em negociação

Para chegar: Pedro Caixinha (técnico) e Cuello (Athletico/PR)

Para sair: Brenno, Reinaldo, Rodrigo Caio, Soteldo e Diego Costa

Quem sai

Renato Gaúcho (técnico), Pedro Geromel (zagueiro), Fábio (lateral), Du Queiroz (volante) e Rafael Cabral (goleiro)

Internacional

Saídas preocupam

O Inter também não deve fazer grandes movimentos nesta janela de transferências de final de ano, exceto se algum grande nome sair do elenco.

Há especulações vindas do exterior para nomes importantes como Alan Patrick, Vitão e Wesley. O principal ponto de atenção do técnico Roger Machado é a defesa. Por isso, zagueiros como Nathan Silva (Pumas), Wylliam Rocha (CSKA), Luizão (West Ham) Jemmes (Vila Nova) estão sendo sondados.

Em negociação

Para chegar: Marquinhos (Fluminense), Nathan Silva (Pumas), Wylliam Rocha (CSKA), Erick (Athletico/PR), Luizão (West Ham) e Jemmes (Vila Nova/GO)

Para sair: Wesley, Vitão, Alario, Hyoran, Keiller, Lucas Ramos e Alan Patrick

Quem sai

Fabrício (goleiro), Campanharo (volante), David (atacante) e Lucas Ryan (zagueiro)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: