Mensik bate Djokovic em Miami, conquista primeiro título ATP e deixa sérvio sem 100º título
Escute essa reportagem
O tcheco Jakub Mensik, de 19 anos, conquistou seu primeiro título ATP ao derrotar Novak Djokovic na final do Masters 1000 de Miami neste domingo, 30. A vitória de Mensik estragou a festa para Djokovic, que buscava seu 100º título na carreira e um recorde de sétimo no Miami Open.
Mensik, segundo jogador mais jovem a vencer o torneio, fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7/4) e 7- 6 (7/4). O agora classificado como 54º melhor do mundo atropelou Djokovic com equilíbrio e um saque de quase 210 km/h.
Djokovic, 18 anos mais velho que Mensik, falhou em sua segunda tentativa de alcançar a marca de 100 títulos numa noite em que teve problemas em seu olho direito, além de umidade na quadra após um longo dia de chuvas em Miami — a partida começou com seis horas de atraso por conta do temporal.
O sérvio, ganhador de 24 Grand Slams e de uma medalha olímpica, parabenizou Mensik com um abraço na rede e o elogiou em seu discurso na cerimônia de premiação.
The Student Becomes The Master(s) Champion
— Tennis TV (@TennisTV) March 31, 2025
The moment @mensik_jakub_ completed his 7-6 7-6 victory over Novak Djokovic! #MiamiOpen pic.twitter.com/GDqFHrvsPB
“Parabéns por este torneio incrível. Dói admitir, mas você foi melhor hoje”, reconheceu Djokovic. “Talvez você me deixe vencer em uma das próximas vezes que jogarmos, porque você ainda tem muito tempo pela frente e eu não”, brincou o sérvio.
Com 4.900 pontos, Djokovic é o 5º melhor do mundo. Ele segue fora da lista de tenistas que alcançaram a marca de 100 títulos conquistados, onde só figuram o americano Jimmy Connors, com 109 títulos, e o suíço Roger Federer, com 103.
Em outubro, Djokovic perdeu a final do Masters 1000 de Xangai para o italiano Jannik Sinner, de 23 anos, atual melhor do mundo no ranking da ATP. /Com informações de AFP e AP
Comentários