João Fonseca impressiona Alcaraz e vira ‘prodígio’ da ATP: a repercussão do título em Buenos Aires
Escute essa reportagem
O título do ATP 250 de Buenos Aires de João Fonseca, conquistado neste domingo, 16, movimentou o mundo do tênis. Veículos esportivos e associações internacionais já o tratam como uma “realidade”, com apenas 18 anos, e lendas da modalidade se surpreenderam com o desempenho do atleta. É o caso de Carlos Alcaraz, número 3 no ranking mundial, que elogiou a performance do brasileiro.
Sob pressão da torcida argentina, que torcia pelo dono da casa, Francisco Cerúndolo, o representante do País demonstrou frieza e despachou o adversário em uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/1 no tie break). Com o resultado, ele se tornou o campeão sul-americano mais novo na era ATP Tour e também entrou no top 10 dos mais jovens campeões da história, tirando da lista o americano Pete Sampras, ex-número um do mundo e ex-recordista de títulos de Grand Slams.
O manifesto que mais badalou as redes sociais no Brasil foi o de Alcaraz, prata olímpico em Paris-2024 e campeão em Roland Garros, Wimbledon (duas vezes) e no US Open. “Impressionante, João! Muitos parabéns!!”, escreveu o espanhol em seu perfil no X (antigo Twitter). Essa foi a segunda vez no final de semana que uma lenda do tênis reconheceu o talento do brasileiro: no sábado, Andy Murray disse que “mal pode esperar” para ver um duelo entre ele e Carlos.
A mídia esportiva internacional também repercutiu a vitória de Fonseca. O Diário Olé, da Argentina, escreveu que o brasileiro “fez história” ao derrotar Cerúndolo, e compartilhou diversos momentos da celebração do atleta nas redes. O portal Eurosport, um dos maiores da Europa, o chamou de “estrela”.
As principais associações do tênis não ficaram de fora do grande momento de Fonseca. O perfil oficial do US Open no X compartilhou o resultado da final do ATP 250 de Buenos Aires com a legenda: “Anote”. O ATP Tour chamou o brasileiro de “prodígio”, enquanto a Tennis TV, veículo oficial de transmissão da associação masculina, disse que “ele é o futuro”. Confira a repercussão internacional:
Carlos Alcaraz se impressiona com João Fonseca e o parabeniza
Impressive Joao! ?? Many congrats!!! ??
— Carlos Alcaraz (@carlosalcaraz) February 16, 2025
Diário Olé (Argentina): brasileiro fez história ao derrotar Cerúndolo
#ArgentinaOpen Hizo historia: Fonseca le ganó a Cerúndolo en sets corridos y salió campeón ?? https://t.co/lTGA4WJOMl pic.twitter.com/j9dflcwMNK
— Diario Olé (@DiarioOle) February 16, 2025
“O futuro é agora. O futuro é João”, cravou a Tennis TV
THE FUTURE IS NOW.
— Tennis TV (@TennisTV) February 16, 2025
THE FUTURE IS JOAO.
Your 2025 @ArgentinaOpen champion, Joao Fonseca!! pic.twitter.com/1kjys7DrRi
ATP Tour coloca Fonseca como um “prodígio” do esporte
Joao is NOW
— ATP Tour (@atptour) February 16, 2025
18-year-old prodigy Fonseca is the 10th youngest champion in ATP Tour history@ArgentinaOpen | #ArgOpen2025 pic.twitter.com/OmlB7ocC72
“Anote”: perfil oficial do US Open ‘guarda’ o brasileiro para o futuro
Mark it down ?
— US Open Tennis (@usopen) February 16, 2025
Joao Fonseca earns his first @atptour title! pic.twitter.com/8TUFeQnzP6
Eurosport diz que temos uma “estrela em nossas mãos” apos ó título de Fonseca
?? 18-year-old Joao Fonseca wins his first ATP tour trophy in Argentina!
— Eurosport (@eurosport) February 16, 2025
We have a star on our hands! Congratulations, Joao #Tennis pic.twitter.com/hfA0dPAVHx
Comentários