X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

João Fonseca derrota sérvio Laslo Djere e está na final do ATP 250 de Buenos Aires


Ouvir

Escute essa reportagem

João Fonseca deu mais argumentos para aqueles que o consideram a principal sensação atual do circuito profissional de tênis. O brasileiro de 18 anos desperdiçou um match point, recebeu tratamento do fisioterapeuta, mas avançou à final do ATP 250 de Buenos Aires ao vencer neste sábado o sérvio Laslo Djere, 112º do ranking, por 2 a 1, parciais de 7/6 (7/3), 5/7 e 6/1 em 2h36. O rival do brasileiro pelo titulo sairá do confronto entre o argentino Francisco Cerúndolo e o espanhol Pedro Martinez, que se enfrentam ainda neste sábado.

Atual 99º do mundo, Fonseca já era o primeiro tenista nascido em 2006 a chegar a uma semifinal de um torneio ATP. Com a vitória neste sábado ele entra no top 10 dos mais jovens a decidir um título, com 18 anos, 5 meses e 26 dias. Ele tira da lista o suíço Roger Federer, vice-campeão em Marselha, em 2000, com 18 anos e 6 meses. Além disso, Fonseca tenta se tornar o primeiro brasileiro a conquistar um evento deste porte com 18 anos. O mais jovem jogador do país a ser campeão no profissionalismo (a partir de 1968) foi Thiago Wild, que levou o título de Santiago aos 19 anos em 2020.

Fonseca é o sexto brasileiro a disputar a decisão de Buenos Aires, e o último a conquistar o título foi Guga, em 2001. Na divulgação do próximo ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), na segunda-feira, Fonseca assume a posição de principal tenista do país, atualmente ocupada por Wild, na 77ª posição. Desde dezembro, o brasileiro soma seis vitórias e uma derrota contra top 50 do ranking. Em suas últimas 21 partidas no circuito, ele venceu 18. Na última lista de 2023, Fonseca era apenas o 727º colocado.

Campeão do Rio Open de 2019, Djere foi o primeiro não argentino que Fonseca enfrentou em Buenos Aires. Antes de vencer o sérvio, o brasileiro passou por Tomás Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Djere já foi o 27º do mundo, mas como está mal colocado atualmente no ranking, precisou disputar o qualificatório, fez seis partidas na capital argentina e no caminho eliminou Wild nas quartas de final.

Sem um argentino na quadra central do Buenos Aires Lawn Tennis Club, foi possível ouvir várias vezes o coro “João, Fonseca”. O primeiro set da semifinal foi equilibrado e não teve saques quebrados apesar de oportunidades dos dois lados (seis para o brasileiro e duas para Djere). No tie break, o sérvio marcou o primeiro ponto, mas depois viu seis em sequência do adversário. Djere até tentou esboçar uma reação, salvando dois set points, mas não foi suficiente. O brasileiro fechou em 7/3 fazendo 1 set a 0.

O jogo continuou sem quebras até o oitavo game, quando o brasileiro aproveitou o segundo break point que na segunda parcial e marcou 5 a 3. No game seguinte, porém, quando Fonseca sacava para confirmar o triunfo, Djere conseguiu devolver a quebra e voltou para o jogo.

No décimo game, no serviço do rival, Fonseca desperdiçou um match point. Além de não conseguir confirmar a passagem à final, o brasileiro foi surpreendido no game seguinte e foi quebrado. Com vantagem no placar, Djere só precisou confirmar seu saque para fechar em 7 a 5 e empatar a partida em 1 a 1.

No terceiro set, após confirmar seu saque e fazer 2 a 1, Fonseca solicitou atendimento do fisioterapeuta e indicou problemas na região abdominal. Após receber tratamento deitado ao lado da quadra, o brasileiro quebrou o saque do rival na retomada do jogo.

Após confirmar novamente seu serviço e marcar 4 a 1, o brasileiro voltou a receber atendimento do fisioterapeuta. Djere demonstrou cansaço e facilitou a tarefa de Fonseca, que venceu novamente o saque do rival, e na sequência sacou para fechar em 6/1 e avançar à decisão.

BRASILEIROS DISPUTAM FINAL DE DUPLAS

Os brasileiros Marcelo Melo e Rafael Matos avançaram à final na chave de duplas após a desistência dos argentinos Francisco Cerúndolo e Tomas Etcheverry. A partida encerraria programação deste sábado, mas Cerúndolo preferiu se concentrar na disputa de simples.

Os adversários dos brasileiros serão o argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage, que venceram o austríaco Alexander Erler e o alemão Constantin Frantzen, por 6/1 e 6/4.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: