X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Instituto capixaba ganha medalha de prata em torneio internacional de basquete

O campeonato ocorreu em Mar del Plata, na Argentina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Instituto capixaba ganha medalha de prata em torneio internacional de basquete
Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) |  Foto: Divulgação

O Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), de Vila Velha, conquistou a medalha de prata no Torneio Internacional de Basquete Peñarol, realizado em Mar del Plata, na Argentina. Na partida final, a equipe capixaba, que disputou a categoria Sub-17, perdeu para o Club Atlético Peñarol, anfitrião do torneio, por 82 a 61.

Apesar do vice-campeonato, a equipe sai de Mar del Plata com a cabeça erguida. É o que afirma Lorenzo Gagno, pivô do Instituto Viva Vida. "Saímos daqui muito felizes. Nossa primeira competição internacional e já conquistamos um segundo lugar. Isso mostra como nossa equipe é forte", disse.

O técnico da equipe, João Victor Freitas, também elogiou os garotos e aproveitou para agradecer a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). As passagens aéreas para que os atletas participassem da competição foram adquiridas por meio do programa da Secretaria, Compete Esportivo, que concede passagens aéreas para que os atletas e paratletas possam participar de competições nacionais e internacionais.

"A competição foi ótima e só temos motivos para nos orgulhar. A escola argentina de basquete é muito forte e tradicional, mas fizemos um jogo de igual para igual até o início do terceiro quarto. Com relação as passagens, não dá nem pra mensurar a importância dessa ajuda do Governo do Estado e como isso ajuda a desenvolver o esporte capixaba".

Competição

 O Torneio Internacional de Basquete Peñarol contou com a participação de mais de 30 equipes de países como Argentina, Uruguai e Chile.

As disputas aconteceram nas modalidades sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.

A indicação para o IVV participar do torneio foi dada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), após o bom resultado da equipe no Torneio Brasileiro Interclubes, realizado na Serra, no primeiro semestre deste ano. 

Imagem ilustrativa da imagem Instituto capixaba ganha medalha de prata em torneio internacional de basquete
|  Foto: Divulgação

Encontros

A visita ao país vizinho serviu também para o Secretário de Esportes e Lazer do Espírito Santo, Júnior Abreu, conhecer estruturas esportivas, compartilhar experiências e analisar futuras parcerias e cenários para o esporte no Espírito Santo.

Em Mar del Plata, Abreu se reuniu com Andrés Macció, secretário de Esportes e Recreação de General Pueyrredon, cidade que engloba todo o distrito de Mar del Plata e municípios vizinhos.

A conversa teve como foco principal os temas relacionados ao desenvolvimento do esporte, além de um detalhamento dos programas esportivos desenvolvidos, tanto pela Sesport quanto pelo distrito argentino. 

Na oportunidade, foi assinado também um Termo de Cooperação e Parceria entre os dois locais, algo bastante significativo, segundo o secretário Júnior Abreu.

“O distrito de General Pueyrredón, que tem Mar del Plata como sua cidade mais importante, tem muitas semelhanças com o Espírito Santo e, principalmente, com a Grande Vitória, onde está concentrada a maior parte da população capixaba. São espaços que respiram esporte e, por estarem situadas no litoral, contam com um número extenso de pessoas que praticam modalidades diversas”, disse o secretário.

“Durante os dias que estive em Mar del Plata, descobri que estavam sendo realizadas, ao mesmo tempo, competições de basquete, hóquei na grama, futebol e uma meia maratona, todos com um nível de excelência altíssimo. Eram grupos diferentes, mas que foram abraçados pela cidade, desenvolvendo o esporte, mas trazendo também recursos nas áreas de gastronomia e hotelaria, por exemplo. São modelos assim que precisamos copiar e levar para o Espírito Santo. Esse tipo de encontro é difícil de ser realizado, mas podem dar ótimos frutos. Gostaria de agradecer ao Andrés Macción pela parceria, pois mostra que podemos evoluir ainda mais no nosso Estado”, reiterou o Secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: