X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Gre-Nal 444 fica no empate após 10 jogos com vencedor diante de 45 mil pessoas na Arena Grêmio


Ouvir

Escute essa reportagem

O Gre-Nal 444, maior clássico do Campeonato Gaúcho e um dos mais tradicionais do Brasil, terminou empatado por 1 a 1, neste sábado, na Arena do Grêmio, pela sexta rodada do Gauchão. Foi um jogo tenso por sua própria rivalidade e visto por mais de 45 mil torcedores. Curiosamente há 10 jogos não ocorria um resultado igual, desde 2021.

O Grêmio, que vinha de derrota por 2 a 0 para o Juventude, manteve a liderança do Grupo A, com 11 pontos. O Internacional, ainda invicto, lidera o Grupo B, com 14 pontos. O Juventude lidera o Grupo C, com 12 pontos.

Faltando mais duas rodadas, os dois devem chegar às semifinais. O novo regulamento prevê na fase final os líderes de cada um dos três grupos, além do segundo melhor colocado geral.

Os rivais continuam atrás do título gaúcho, com o Grêmio tentando o inédito octacampeonato seguido, uma vez que venceu as últimas sete temporadas, desde 2017.

Imagem ilustrativa da imagem Gre-Nal 444 fica no empate após 10 jogos com vencedor diante de 45 mil pessoas na Arena Grêmio
Clássico entre Grêmio e Inter terminou empatado. Foto: Divulgação/Internacional

O colorado ainda é o maior campeão estadual, com 45 vezes contra 43 do rival. Agora são 64 empates, 59 vitórias do Inter e 55 do Grêmio pelo Gauchão. Na história total, também vantagem do Inter com 164 vitórias, 141 do Grêmio e 139 empates.

O clássico começou movimentado e tenso. As duas melhores chances saíram a favor do Internacional. Aos 16 minutos, um verdadeiro “gol perdido” por Wesley, que recebeu passe de Wanderson e, sozinho na grande área, bateu cruzado, mas para fora. O mesmo Wesley voltou a finalizar com perigo, aos 36, num chute cruzado e rebatido por Gabriel Grando para o meio da área.

O Grêmio não conseguia chegar com perigo no ataque, mesmo porque faltavam articulações em seu meio-campo. As ligações diretas - defesa ao ataque - facilitavam a marcação do adversário.

Aos 28 minutos, reclamações e expulsões. Roberto Ribas, auxiliar técnico do Internacional, foi advertido com cartão amarelo e depois recebeu o vermelho por insistir nas reclamações. Mas o árbitro Rafael Klein também expulsou Roger Machado, para cumprir o regulamento do campeonato.

Segundo as regra estabelecida pela Federação Gaúcha, o técnico é responsável por sua comissão técnica e, no caso de alguma expulsão, ele também é obrigado a deixar o campo. Roger resistiu à punição, gesticulou que não sairia de campo, mas depois concordou com a medida. O jogo ficou parado por seis minutos.

A torcida gremista foi ao delírio quando Roger Machado deixou o gramado. Ex-jogador do Grêmio e que, ano passado, teve seus pés gravado na Galeria da Fama, pela primeira vez enfrentou seu ex-clube como técnico do seu maior rival dentro da arena. Restou no banco colorado o auxiliar Adaílton, também ex-jogador, para comandar o time.

No reinício do jogo, muito equilíbrio. Aos 45, saiu a grande chance do Grêmio abrir o placar, quando Pavón ajeitou a bola com a direita e finalizou de esquerda. Mas por cima do travessão, frustrando a torcida.

O segundo tempo começou com uma chance incrível do Inter para abrir o placar logo aos dois minutos. Alan Patrick cobrou falta pelo lado direito, levantando a bola na pequena área. Borré cabeceou à queima roupa e Gabriel Grando rebateu para frente. O zagueiro Victor Gabriel, de frente para o gol, chutou forte e por cima do travessão.

O visitante continuava melhor em campo e criou mais duas chances. Uma com Borré, abafado no chão por Grando, e outra com Thiago Maia, que cabeceou para fora. A torcida gremista se agitou aos 13 minutos, quando Aravena acertou o travessão, mas estava impedido.

A história começou a mudar quando Cristaldo cobrou falta, aos 18, na frente da área. A bola tocou no braço de Wanderson, que estava na barreira. Após alerta do VAR, Rafael Klein marcou o pênalti por “ação de bloqueio”. Na cobrança, Braithwaite chutou forte e no meio do gol: 1 a 0, aos 24.

Mas a reação colorada foi quase imediata. Dois minutos depois, Alan Patrick cobrou escanteio pelo lado direito e Fernando testou firme na pequena área, manando a bola no alto. Tudo igual: 1 a 1.

Depois dos gols, o jogo caiu de produção, porque os times passaram a não se arriscar mais ao ataque. Ninguém teve outra chance real de gol e o placar não mudou. Mas agradou as torcidas, que aplaudiram seus jogadores após o apito final.

De olho na sequência do Gauchão, o Grêmio recebe o Pelotas já na terça-feira, às 21h30. O Internacional vai atuar fora diante do São Luiz, quarta-feira, às 22 horas. Estes jogos são válidos pela penúltima rodada da fase de classificação.

GREMIO 1 X 1 INTERNACIONAL

  • GREMIO - Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Viery (João Lucas); Dodi (Cuellar), Villasanti e Cristaldo (Monsalve); Pavón, Braithwaite e Aravena (Edenilson). Técnico: Gustavo Quinteros.
  • INTERNACIONAL - Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Thiago Maia (Bruno Henrique), Fernando (Ronaldo) e Alan Patrick; Wanderson (Vitinho), Borré (Enner Valencia) e Wesley (Carbonero). Técnico: Roger Machado.
  • GOLS - Braithwaite (pênalti), aos 24, e Fernando, aos 26 minutos do segundo tempo.
  • CARTÕS AMARELOS - Gustavo Quinteros e Jemerson (Grêmio); Vitão, Bruno Henrique e Kaíque Rocha (Internacional).
  • CARTÕES VERMELHOS - Roberto Ribas (auxiliar) e Roger Machado (técnico).
  • ÁRBITRO - Rafael Klein.
  • RENDA - Não disponível.
  • PÚBLICO - 45.354 torcedores.
  • LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: