X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

GP da Bélgica renova contrato e terá mais uma temporada na Fórmula 1

Tradicional corrida em Spa-Francorchamps será realizada em quatro das próximas seis temporadas com vínculo até 2031


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem GP da Bélgica renova contrato e terá mais uma temporada na Fórmula 1
A temporada de 2025 da F-1 terá transmissão da TV Tribuna/Band |  Foto: ALTAF QADRI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O GP da Bélgica estendeu seu contrato com a Fórmula 1, em anúncio feito ontem. No entanto, a tradicional corrida disputada no Circuito de Spa-Francorchamps entrará em sistema de rodízio diante do saturado calendário da competição. Pelo acordo, o GP será realizado no autódromo belga em 2026, 2027, 2029 e 2031, sem provas em 2028 e 2030.

O contrato antigo se encerraria após a disputa do GP deste ano. Após longas negociações e ajustes no circuito, a direção da F-1 chegou a um acordo para mais quatro corridas, sem a presença da prova belga em dois dos próximos seis anos. A categoria não informou qual GP entrará no lugar da corrida em Spa em 2028 e 2030.

Nos últimos anos, o calendário da F-1, que conta com transmissão da TV Tribuna/Band, vem se tornando inchado, até alcançar o recorde de 24 provas nas temporadas mais recentes A direção da categoria, no entanto, prevê adicionar mais provas nos próximos anos, com foco no mercado asiático e nos EUA.

As etapas europeias vêm perdendo espaço na última década, com as saídas dos GPs da Alemanha e da França. O GP da Holanda já definiu que deixará o calendário após 2026.

Nos próximos meses, a F-1 deve definir o futuro das corridas que vinham sendo disputados em Ímola, na Itália, e em Barcelona, na Espanha. O contrato da primeira se encerra neste ano, enquanto o vínculo espanhol termina em 2026.

A renovação passou por uma série de mudanças no circuito belga nos últimos meses. O autódromo expandiu sua capacidade para receber mais 10 mil torcedores por dia, com duas novas arquibancadas. Além disso, a gestão do GP belga aderiu às exigências de maior entretenimento e “fan experience”, algo considerado prioridade para o comando atual da F-1. No ano passado, o evento recebeu 380 mil torcedores ao longo do fim de semana.

Erguido em 1921, o Circuito de Spa-Francorchamps foi um dos sete autódromos a participar da primeira temporada da F-1, disputada em 1950. No total, o local já recebeu 57 GPs. O traçado, que conta com a famosa curva “Eau Rouge”, é o mais longo de todo o calendário atual da F-1, com 7.004 metros. Neste ano, o GP será disputado entre os dias 25 e 27 de julho.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: