Franz Beckenbauer, um dos maiores jogadores de todos os tempos, morre aos 78 anos
Ex-zagueiro foi o único da posição a conquistar a Bola de Ouro duas vezes
Escute essa reportagem
Faleceu nesta segunda-feira (08) o ex-jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer, de acordo com informações da DPA, agência de notícias do país. A causa da morte ainda não foi divulgada.
“É com profunda tristeza que anunciamos que o meu marido e o nosso pai faleceu durante o sono, ontem, rodeado da sua família. Pedimos que nos permitam fazer o luto em silêncio e que se abstenham de fazer perguntas”, diz o comunicado escrito pela família de Beckenbauer e citado pela DPA.
Afastado da vida pública nos últimos anos, o ex-zagueiro lutava contra problemas cardíacos e sofria de demência, além de ter perdido a visão do olho direito.
Além de dois títulos da Copa do Mundo - como jogador em 1974 e treinador em 1990 -, a lenda alemã colecionou premiações individuais de peso ao longo de sua carreira.
Considerado o maior zagueiro da história do futebol, Beckenbauer conquistou duas Bolas de Ouro, esteve presente na Seleção de Todos os Tempos da Copa do Mundo FIFA, foi considerado o terceiro melhor jogador de futebol do século vinte pela IFFHS e o melhor zagueiro de todos os tempos pela France Football, dentre diversos outros prêmios.
Um dos grandes responsáveis pela ascensão da Alemanha e do Bayern de Munique como potências mundiais no futebol, o “Kaiser”, como era chamado, foi vencedor por onde passou.
A nível de clubes, liderou o time da Baviera a três conquistas da Liga dos Campeões da UEFA, além dos campeonatos que venceu pelo New York Cosmos e pelo Hamburgo, na fase final de sua carreira. Ao todo, foram 17 títulos vencidos nos 19 anos como profissional.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários