X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

O que papa Francisco pensava de Maradona, Messi e Pelé

O pontífice fez breves elogios aos compatriotas, que levaram seu país a títulos mundiais, mas ele preferia Pelé


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem O que papa Francisco pensava de Maradona, Messi e Pelé
Papa Francisco toma o tradicional mate argentino

Em entrevista à emissora italiana Rai em novembro de 2023, papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, surpreendeu ao responder sobre qual jogador preferia entre os argentinos Lionel Messi e Diego Armando Maradona. O pontífice fez breves elogios aos compatriotas, que levaram seu país aos títulos mundiais de 1986 e 2022, mas escolheu um brasileiro, Pelé.

(Entre Messi e Maradona), direi um terceiro: Pelé. São os três que eu acompanhei”, afirmou o Santo Padre. Francisco, então, fez uma reflexão sobre como atletas lidam com o pós-carreira e com todas as bajulações que recebem após se tornarem famosos.

“Maradona, como jogador, foi um grande, um grande. Mas como homem, faliu. Coitado, escorregou com o cortejo de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do meu pontificado e, depois, teve aquele fim. É curioso que muitos esportistas terminem mal. Também no boxe... Muitos acabam mal”, afirmou Francisco à época.

    Sobre Messi, a visão de Francisco era bastante diferente. “Messi é corretíssimo. É um cavalheiro”, apontou para dar início a uma série de elogios a Pelé. “Entre estes três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de um coração... Eu falei com o Pelé, certa vez o encontrei em um voo quando estava em Buenos Aires e nos falamos. Era um homem de uma humanidade muito grande”, relatou o pontífice.

    “Os três são grandes, cada um com sua especificidade. Messi é forte hoje e Pelé era forte”, concluiu Francisco. O papa morreu nesta segunda-feira, no Vaticano. Ele passou por uma recente internação na capital italiana e lidava com graves problemas no sistema respiratório.

    MATÉRIAS RELACIONADAS:

    Comentários

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

    SUGERIMOS PARA VOCÊ: