O que papa Francisco pensava de Maradona, Messi e Pelé
O pontífice fez breves elogios aos compatriotas, que levaram seu país a títulos mundiais, mas ele preferia Pelé
Escute essa reportagem

Em entrevista à emissora italiana Rai em novembro de 2023, papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, surpreendeu ao responder sobre qual jogador preferia entre os argentinos Lionel Messi e Diego Armando Maradona. O pontífice fez breves elogios aos compatriotas, que levaram seu país aos títulos mundiais de 1986 e 2022, mas escolheu um brasileiro, Pelé.
“(Entre Messi e Maradona), direi um terceiro: Pelé. São os três que eu acompanhei”, afirmou o Santo Padre. Francisco, então, fez uma reflexão sobre como atletas lidam com o pós-carreira e com todas as bajulações que recebem após se tornarem famosos.
“Maradona, como jogador, foi um grande, um grande. Mas como homem, faliu. Coitado, escorregou com o cortejo de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do meu pontificado e, depois, teve aquele fim. É curioso que muitos esportistas terminem mal. Também no boxe... Muitos acabam mal”, afirmou Francisco à época.
Sobre Messi, a visão de Francisco era bastante diferente. “Messi é corretíssimo. É um cavalheiro”, apontou para dar início a uma série de elogios a Pelé. “Entre estes três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de um coração... Eu falei com o Pelé, certa vez o encontrei em um voo quando estava em Buenos Aires e nos falamos. Era um homem de uma humanidade muito grande”, relatou o pontífice.
“Os três são grandes, cada um com sua especificidade. Messi é forte hoje e Pelé era forte”, concluiu Francisco. O papa morreu nesta segunda-feira, no Vaticano. Ele passou por uma recente internação na capital italiana e lidava com graves problemas no sistema respiratório.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários