X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ex-time de Felipão na China, Guangzhou FC fica inativo para 2025

Clube, que não obteve a licença da Liga Chinesa de Futebol, enfrenta grave crise financeira e não conseguiu quitar os débitos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ex-time de Felipão na China, Guangzhou FC fica inativo para 2025
Felipão, na época do Guangzhou FC: time chinês não irá participar das competições profissionais de futebol do país nesta temporada |  Foto: Guangzhou Evergrande / Divulgação

O Guangzhou FC, clube chinês, não irá participar das competições profissionais de futebol do país nesta temporada de 2025. A equipe não obteve a licença da Liga Chinesa de Futebol.

O clube enfrenta grave crise financeira e não conseguiu quitar os débitos, mesmo com a arrecadação de fundos. Dessa maneira, o Guangzhou FC fica inativo para esse ano de 2025. O clube emitiu uma nota sobre a situação e pediu desculpas aos torcedores.

“Para ser admitido na liga profissional na nova temporada, o clube está trabalhando muito de diversas maneiras. No entanto, devido às pesadas dívidas históricas, os fundos angariados não foram suficientes para saldar a dívida e, em última análise, não conseguimos obter acesso, o que lamentamos profundamente. Aqui, gostaríamos de expressar nossas mais sinceras desculpas a todas as pessoas de todas as esferas da vida que se preocupam e apoiam o Guangzhou Football Club, bem como aos fãs e amigos”, disse o clube.

“Ao mesmo tempo, obrigado a todos pela compreensão e tolerância. Não mudaremos nossa intenção original e faremos o nosso melhor para lidar com as consequências e apoiar o desenvolvimento do futebol chinês e do futebol de Guangdong e Guangzhou”, prosseguiu.

Vitorioso técnico da história do futebol brasileiro, Luiz Felipe Scolari dirigiu o Guangzhou entre 2015 e 2017. Pela equipe, Felipão conquistou três Superligas Chinesas (2015, 2016, 2017), uma Liga dos Campeões da AFC (2015), uma Copa da China (2016) e duas Supercopas da China (2016 e 2017).

Jogadores que se destacaram no futebol brasileiro também vestiram a camisa do Guangzhou FC, como Paulinho, Elkeson, Robinho, Anderson Talisca, Aloísio Boi Bandido e Ricardo Goulart.

O Guangzhou começou a declinar depois da saída da empresa Evergrande. A imobiliária decretou falência no início de 2024. A empresa já tinha perdido o controle do clube em 2021, com a pandemia de Covid, após venda a um grupo de investidores. Nos últimos anos, o Guangzhou sobreviveu com muitas dificuldades.

“Afetado pela pandemia e outros motivos, o clube tem enfrentado enormes desafios de sobrevivência e operações, mas nos unimos para nos salvar e obter renda para alcançar um equilíbrio apertado. Nós agradecemos sinceramente aos atuais e ex-técnicos, jogadores e funcionários, e torcedores de todo o país e do mundo, bem como aos patrocinadores, clubes, amigos e a todos que se preocupam conosco”, afirmou o clube.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: