Nadadoras paralímpicas do Espírito Santo brilham na Espanha
Evento teve a participação de 223 atletas de 37 países, e terminou no último domingo (23)
Escute essa reportagem

Na primeira competição internacional do ano, as capixabas Patrícia Pereira e Mariana Gesteira brilharam no World Series de natação paralímpica 2025, em Barcelona, na Espanha. O evento teve a participação de 223 atletas de 37 países, e terminou no último domingo (23). As nadadoras do Estado conquistaram quatro medalhas, sendo uma de ouro para cada.
Patrícia Pereira, da classe S4, dominou a prova dos 50m peito com tempo de 57s55, e garantiu a medalha de ouro. Já Mari Gesteira subiu ao pódio três vezes. A nadadora, da categoria S9, conquistou a medalha de ouro nos 100m costas e ainda levou a prata nos 100m livre e nos 50m livre.
As duas atletas foram medalhistas na Paralimpíada de Paris 2024. Patrícia trouxe a prata nos 50m peito e o bronze no revezamento 4x50m livre, enquanto Mariana Gesteira faturou o bronze nos 100m livre e nos 100m costas.
Ao todo, a delegação do Brasil terminou a competição na Espanha com 11 medalhas (seis ouros, três pratas e dois bronzes).
Os outros quatro ouros do Brasil vieram do multicampeão Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, que subiu ao pódio seis vezes. Ele foi o mais rápido nos 150m medley, 50m livre, 50m borboleta e 100m livre, com direito a recorde continental. E ainda bronzes nos 50m costas e nos 200m livre. Mayara Petzold (S6) completou a conta do Brasil com a prata nos 50m borboleta.
Diferente das Paralimpíadas, quando os atletas são divididos em classes, na World Series todos competem juntos, e as medalhas são definidas a partir de índices técnicos. Gabrielzinho é da classe S2 (pessoas com deficiências físico-motoras) e superou atletas com menor comprometimento motor graças ao bom índice técnico.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários