Guarapari vai receber a seleção brasileira de basquete
Brasil fará treinos na cidade capixaba, visando a AmeriCup, que acontece entre os dias 22 e 31 de agosto, na Nicarágua
Escute essa reportagem

A seleção brasileira masculina de basquete escolheu Guarapari para se preparar para a AmeriCup 2025. A cidade será a casa da equipe nacional entre os dias 4 e 18 de agosto, período de treinamentos visando a competição continental, que acontece de 22 a 31 de agosto, em Manágua, na Nicarágua.
A expectativa é de que a equipe esteja completa para a pré-convocação, permitindo ao técnico croata Aleksandar Petrovic explorar todas as possibilidades e buscar um título que escapou por pouco em Recife, em 2022. O Brasil, vale lembrar, ficou entre as oito melhores seleções da Olimpíada de Paris 2024 e atualmente figura no Top 12 do ranking mundial.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Marcelo Sousa, trazer a Seleção para o Estado é um reconhecimento à contribuição histórica do Espírito Santo ao basquete nacional.
“Levar a Seleção Brasileira para o Espírito Santo é uma satisfação enorme. É um estado que historicamente contribui com atletas incríveis para a Seleção, como Luiz Felipe, Márcio, Anderson Varejão, Aylton, Didi, e que agora terá esse período de treinos em Guarapari”.
O presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba) destacou que a vinda da Seleção para o Espírito Santo é vista como um marco para o basquete capixaba.
“Estamos muito felizes com essa novidade para o Espírito Santo. O basquete capixaba merece. Essa vinda da Seleção mostra que o crescimento do ES no cenário do basquete nacional nos últimos anos não é por um acaso”, ressaltou.
CAMINHO ATÉ A COMPETIÇÃO
O Brasil chega à competição com uma campanha sólida nas Eliminatórias, onde venceu cinco dos seis jogos, mesclando jovens talentos e jogadores experientes.
No torneio, 12 seleções disputarão o título: Brasil, Argentina, Bahamas, Canadá, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e a anfitriã Nicarágua, que tem vaga garantida.
Na fase de grupos, cada equipe enfrentará as outras seleções da chave. As duas melhores de cada grupo, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam para as quartas de final. As oito classificadas serão ranqueadas de 1 a 8, e os vencedores seguirão para as semifinais. Os finalistas disputarão o ouro, enquanto os derrotados lutarão pela medalha de bronze.
O sorteio das chaves da AmeriCup será realizado na próxima quarta-feira, na sede da FIBA Américas, em Miami.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários