X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Botafogo supera LDU e define futuro na Libertadores fora de casa

Confronto teve um VAR de 10 minutos avaliando gol equatoriano


Imagem ilustrativa da imagem Botafogo supera LDU e define futuro na Libertadores fora de casa
Junior Santos marcou o gol que deu a vitória para o Botafogo |  Foto: Vitor Silva/Botafogo

Duas vitórias seguidas e o Botafogo está de volta à disputa por vaga às oitavas de final da Copa Libertadores. Com o apertado triunfo por 2 a 1 sobre a LDU, no Engenhão, em jogo com VAR de 10 minutos avaliando um gol equatoriano, o time subiu para o segundo lugar do Grupo D, com os mesmo seis pontos do líder Junior - perde no saldo por 2 a 0. Aliviado, mas ainda em situação delicada. Ocorre que os cariocas não jogam mais em casa na fase de grupos e a definição será longe de sua torcida.

Os dois próximos compromissos botafoguenses serão longe de seu torcedor. No dia 16 de maio visita o Universitario, no Peru, e fecha a fase de grupos no dia 28, na casa do Junior, na Colômbia, de quem levou 3 a 1 no Engenhão.

Apesar de entrar na zona de classificação, o Botafogo ainda vê o grupo bastante embolado. O Universitario aparece em terceiro na chave, com cinco pontos, e a LDU caiu para lanterna, com quatro.

Depois de desencantar na fase de grupos na rodada passada, com 3 a 1 no Universitario, o Botafogo tinha de se vingar da derrota em Quito (1 a 0) para igualar os seis pontos do Junior, líder do Grupo D.

O Botafogo entrou em campo com uma bandeira do Rio Grande do Sul, lembrando das vítimas da enchente. Após o minuto de silêncio em homenagem ao ex-técnico César Luis Menotti, morto nos últimos dias, o apito inicial veio com a equipe brasileira saindo com tudo para o ataque. Com 20 segundos já chegou na área dos equatorianos. E tinha tudo para abrir o marcador com apenas dois minutos. Cara a cara, Júnior Santos bateu no peito do goleiro Domínguez.

Assustado, o time equatoriano começou a fazer cera com somente nove minutos. Tentando matar tempo, a LDU pouco atacava. E quando chegou, fez o gol. Luiz Henrique tentou um chapéu na defesa e perdeu a bola. Pediu falta no lance. O cruzamento de Estupiñan foi na cabeça de Arce, que mandou no travessão. Na volta, após bate e rebate, Estrada tocou às redes de calcanhar.

O VAR, após 10 longos minutos de análise do lance, anulou o lance por impedimento de Estrada. Mas a resenha entre os árbitros foi longa. O camisa 11 estava impedido no momento da cabeçada de Arce.

A torcida do Botafogo vibrou com a definição da arbitragem e viu Hugo pouco depois do reinício, colocar o time na frente do placar. Luiz Henrique fez bela jogada pela direita e cruzou para o outro lado. O lateral dominou e mandou às redes.

Estrada fez novo gol na etapa inicial, já nos acréscimos, de cabeça. O auxiliar deu impedimento e o VAR novamente foi acionado. Desta vez o resultado acabou favorável aos equatorianos, que aproveitaram o recuo dos cariocas para ir ao vestiário com a igualdade no marcador.

A falta de criação custou a vaga de Jeffinho no intervalo. Romero entrou para tentar melhorar a criatividade botafoguense. A LDU começou, como em todo o jogo, apostando na jogada aérea com seus grandalhões da frente.

A necessidade do triunfo deixou o embate nervoso para o Botafogo. Os erros de passes cresceram e o time começou a exagerar nas faltas. Ainda mostrava incômodo com a catimba rival. A torcida já chiava a cada jogada sem conclusão.

Quando o desespero já batia à porta, bela assistência de Romero para Júnior Santos recolocar os cariocas em vantagem. O artilheiro do time na Libertadores, agora com nove gols, contando as fases prévias, vibrou muito ao lado da torcida.

O Botafogo ainda teve período de blitze em cima da LDU, mas sem conseguir ampliar. No fim, já ciente que a vitória era mais importante, a equipe se fechou com a entrada de Tchê Tchê, não foi mais ameaçada e celebrou demais o resultado.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 x 1 LDU

BOTAFOGO - John; Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Luiz Henrique (Diego Hernández); Savarino (Tchê Tchê), Jeffinho (Oscar Romero) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

LDU - Domínguez; Quintero, Adé, Rodríguez e Quiñonez; Villamil (Alzugaray), Piovi, Jhojan Julio (Angulo) e Estrada (Charcopa); Estupiñán (Alvarado) e Arce. Técnico: Josep Alcácer.

GOLS - Hugo, aos 31, e Estrada, aos 46 minutos do primeiro tempo; Júnior Santos, aos 23 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Lucas Halter, Marlon Freitas, Diego Hernández e Luiz Henrique (Botafogo); Domínguez, Piovi e Estrada (LDU).

ÁRBITRO - Darío Herrera (ARG).

RENDA - R$ 1.116.126,00.

PÚBLICO - 26.464 presentes.

LOCAL - Engenhão, no Rio.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: