X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Efeito Messi: com argentino, Inter Miami vira atração e lota estádios na MLS


Ouvir

Escute essa reportagem

A contratação de Messi pelo Inter Miami, em junho de 2023, vem causando profundas mudanças tanto no clube quanto na liga norte-americana. Nos estádios pelo país, por exemplo, o camisa 10 tem sido sinônimo de popularidade e também tem impulsionado o público nas arquibancadas. Em três dos estádios do país, jogos do Inter Miami com a presença do craque argentino registraram lotação recorde na história.

O mais recente caso foi na partida contra o Chicago Fire, pela última rodada da MLS. No empate em 0 a 0, no Soldier Field, a passagem da equipe de Messi fez com que o clube local registrasse um público recorde de 62.358 torcedores. A marca anterior do Chicago no estádio, aliás, também pertencia a uma partida contra o Inter Miami, em 2023, quando os donos da casa registraram 62.124 presentes na vitória por 4 a 1, também com Messi em campo.

Anteriormente, em abril de 2024, o mesmo aconteceu em visita do Inter Miami ao Arrowhead Stadium, na vitória por 3 a 2 sobre o Sporting Kansas City. Na ocasião, o clube obteve recorde de 72.610 torcedores no local, registrando também o quarto maior público em partidas individuais na história da MLS. Dias depois, também em partida da liga norte-americana, o Inter Miami quebrou o recorde de público do New England Revolution em sua casa, o Gillette Stadium. A vitória da equipe de Messi, pelo placar de 4 a 1, registrou público de 65.612 torcedores.

Fora dos estádios, a audiência nas transmissões também tem sido destaque desde a chegada de Messi aos Estados Unidos. Em outubro de 2024, por exemplo, a Apple, que transmite os jogos da MLS, comunicou ter registrado a maior audiência em sua história com a transmissão de um evento esportivo, na vitória do Inter Miami diante do Atlanta United, por 2 a 1.

O próprio pacote de streaming da Apple que transmite as partidas da liga norte-americana, o MLS Season Pass, já havia registrado um crescimento de 1690% nas inscrições somente no dia em que Messi estreou pelo Inter Miami, ganhando mais de 100 mil inscrições, conforme dados divulgados à época pela empresa de análise Antenna.

“O Messi é um atleta capaz de atrair para si os olhares de todo o mundo, por conta da carreira vitoriosa que construiu ao longo dos anos, assim como pelo que representa fora das quatro linhas. Os amantes do futebol influenciados pelo Messi tendem a continuar a consumir tudo o que gira em torno dele, sendo de forma natural uma excelente oportunidade de popularização para a competição em nível mundial. Além disso, também há a possibilidade da construção de um legado a curto e médio prazo tanto para ele quanto para a MLS”, destaca o CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, Renê Salviano, que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.

Desde a chegada de Lionel Messi, aliás, tanto a liga quanto o clube têm registrado ganhos comerciais. A MLS, por exemplo, obteve receitas de patrocínio em 2024 na casa dos US$ 665 milhões, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior, conforme estudo divulgado pela SponsorUnited em dezembro.

A situação foi semelhante para o Inter Miami, que ano a ano registrou crescimento no faturamento com a chegada do craque. Segundo análise da Sportico e da Sports Value, o clube, que antes da chegada de Messi tinha faturamento anual na casa dos US$ 55 milhões, teve um salto para US$ 127 milhões no primeiro ano com o jogador – uma alta de 131%. Já em 2024, arrecadou US$ 190 milhões, consolidando-se como a equipe de maior faturamento da MLS.

“Os clubes, as ligas e as demais entidades norte-americanas têm trabalhado em conjunto para o fortalecimento do futebol local. E, evidentemente, a chegada do Messi foi estratégica e contribuiu para todo esse movimento. A força dele impulsionou não somente a MLS, mas também trouxe grande destaque aos Estados Unidos no cenário esportivo”, aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência oficial da Conmebol e que disponibiliza pacotes de viagem para competições nacionais e internacionais.

A escolha de Messi por defender o Inter Miami, inclusive, tem indicado uma aproximação com o continente americano, em termos de expansão de marca. Vale lembrar que serão nos Estados Unidos, por exemplo, as disputas do primeiro Super Mundial de Clubes, a partir de junho deste ano e com participação do Inter Miami, assim como da Copa do Mundo de 2026.

Em expansão pelo continente, o Inter Miami inclusive adotou como estratégia a realização de uma série de amistosos no exterior no começo deste ano. Entre janeiro e fevereiro, em meio à preparação para o início da temporada, o clube atuou em países como Peru, Panamá e Honduras.

Também pelo continente americano, uma exposição imersiva sobre a carreira do atleta, com participação direta do próprio craque argentino na concepção, já passou por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan, e chegará a São Paulo, no Brasil, neste mês de abril. Intitulada “The Messi Experience - A Dream Come True”, a jornada imersiva é composta por diversas instalações temáticas, projetadas para levar os visitantes a uma viagem pela carreira do jogador, com aproximadamente 75 minutos de duração.

A iniciativa veio da parceria entre Primo Entertainment e Moment Factory e será realizada no Brasil pela Dançar Marketing. Serão combinadas projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta, com o intuito de oferecer uma vivência única no mundo do futebol, onde os fãs poderão treinar como Messi ou interagir com ele por meio da inteligência artificial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: