X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Cruzeiro disputa a final da Sul-Americana na tela da TV Tribuna/SBT!

Ídolos da Raposa mandam energia positiva para o clube mineiro, que volta a uma final continental depois de 15 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cruzeiro disputa a final da Sul-Americana na tela da TV Tribuna/SBT!
Kaio Jorge é a esperança de gols do Cruzeiro na final. Ele é o artilheiro do time na competição com quatro gols |  Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro disputará, na tarde deste sábado (23), a partida mais importante do clube nos últimos anos. Após passar três temporadas na Série B do Brasileirão e se tornar SAF, o time mineiro retorna a uma final continental depois de 15 anos - quando foi vice-campeão da Libertadores, em 2009.

A partir das 17h, a Raposa enfrentará o Racing, da Argentina, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, do Paraguai, pela decisão da Copa Sul-Americana, que terá transmissão da TV Tribuna/SBT.

O confronto é uma reedição da final da Supercopa Libertadores de 1992, quando o time brasileiro venceu a equipe argentina por 4 a 1, no placar agregado, e se tornou bicampeão do torneio.

O ex-lateral Nonato, ídolo cruzeirense, esteve em campo naquela decisão - que completa 32 anos na próxima terça-feira - e analisa o rival cruzeirense de logo mais.

“Adversário da Argentina nunca é fácil. Os argentinos sempre dão muito trabalho aos clubes brasileiros”, disse, em declaração nas redes sociais.

“Espero que a minha presença no estádio possa incentivar os jogadores e que a gente possa sair de lá com uma comemoração em alto estilo. Estou sendo reconhecido por todos os torcedores que passam. Então, é a oportunidade para os atletas entrarem para a história do Cruzeiro ganhando esse título”, completou.

Pela Raposa, Nonato fez 394 jogos, marcou 23 gols e foi campeão 12 vezes pelo clube, com cinco títulos internacionais, além de duas Copas do Brasil, quatro estaduais e uma Copa dos Campeões.

Assim como Nonato, outros ex-jogadores que se destacaram com a camisa celeste, como Sorín e Marcelo Moreno, também estarão no palco da decisão.

Imagem ilustrativa da imagem Cruzeiro disputa a final da Sul-Americana na tela da TV Tribuna/SBT!
Ídolos do Cruzeiro, os ex-laterais Sorín e Nonato estão em Assunção, no Paraguai, para apoiar o clube mineiro na final da Sula |  Foto: Reprodução/Instagram

“Tem muito torcedor do Cruzeiro aqui. Está muito quente e a rua está lotada. Que possam estar cantando durante o jogo inteiro”, relatou Moreno, em entrevista à ESPN.

Sobre o duelo, o ex-atacante boliviano acredita que o time de Fernando Diniz será campeão.

“É fundamental saber jogar esse tipo de jogo. O Cruzeiro é copeiro e chegou na final para ganhar”, afirmou.

Marcelo Moreno foi treinado pelo técnico do Racing, Gustavo Costa, quando atuava na Seleção Boliviana. “Conheço muito o Gustavo. Se técnico ou direção quiser me ligar para pedir dicas de como ele joga. Estou aqui para ajudar e como torcedor. O que tiver que fazer para contribuir, eu vou fazer”, finalizou.

Quem é o favorito da decisão?

Enquanto o Cruzeiro passa por instabilidades sob o comando de Fernando Diniz, o Racing vive boa fase na temporada. É o atual terceiro colocado do Campeonato Argentino, a quatro pontos do líder Vélez Sársfield, e vem de cinco vitórias seguidas.

Pela Sul-Americana, ambas as equipes perderam poucos jogos. O time mineiro sofreu apenas uma derrota, para o Boca Juniors, nas oitavas de final, e os argentinos foram derrotados duas vezes. No mata-mata, a Raposa eliminou Boca, Libertad/PAR e Lanús/ARG. Já o Racing passou por Huachipato/CHI, Athletico/PR e Corinthians.

Como destaques individuais, o clube brasileiro deposita suas esperanças em Matheus Pereira e Kaio Jorge, no ataque, além do experiente goleiro Cássio - que já foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. Do lado argentino, o principal atleta é o meio-campista colombiano Juan Quintero, de 31 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Cruzeiro disputa a final da Sul-Americana na tela da TV Tribuna/SBT!
Fernando Diniz, atual campeão da Libertadores, pode conquistar seu segundo título sul-americano em um ano |  Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Marcelo Moreno analisou como o Cruzeiro deve encarar a boa fase do rival. “A gente pode deixar que eles se sintam favoritos. Isso é bom para o Cruzeiro, que tem atletas experientes e um técnico campeão da Libertadores. Apesar de não terem se encaixado ainda, eu espero que os jogadores estejam soltos no jogo”, avaliou.

“O Cruzeiro foi se montando na metade da temporada e ainda é preciso se entrosar e adquirir o estilo de jogo do treinador. Mas não acho que será um problema. Dentro de campo, o jogador tem que decidir e, em uma final, vale tudo”, concluiu.

HISTÓRICO

Se o time celeste não chega a uma final continental desde 2009, quando perdeu o título da Libertadores para o Estudiantes, o Racing retorna à uma decisão internacional depois de 32 anos - quando, em 1992, perdeu o título da Supercopa para a própria Raposa.

Esta será a sexta vez que times brasileiros enfrentam argentinos em finais de Sul-Americana. No retrospecto geral, são dois títulos do Brasil e três da Argentina.

FICHA TÉCNICA

RACING-ARG X CRUZEIRO

RACING - Gabriel Arias; Gastón Martirena, Marco Di Cesare, Santiago Sosa, Agustín García Basso e Gabriel Rojas; Juan Nardoni, Agustín Almendra e Juan Fernando Quintero; Maximiliano Salas e Adrián Martínez. Técnico: Gustavo Costas.

CRUZEIRO - Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.

ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU).

HORÁRIO - 17h.

LOCAL - Estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: