X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

CBF responde Ronaldo e garante modelo ‘transparente e democrático’ de eleições


Ouvir

Escute essa reportagem

Poucas horas após receber uma carta de Ronaldo, futuro candidato à presidência da CBF, a entidade que rege o futebol nacional respondeu ao ex-atacante da seleção brasileira e garantiu que seu atual modelo de eleições é “transparente e democrático”. Ronaldo havia criticado a confederação por suposta “falta de transparência e segurança jurídica no processo eleitoral, que pode comprometer a imparcialidade e a legitimidade das eleições”.

“A governança da CBF prima por um modelo transparente e democrático, permitindo que aqueles que desejam contribuir para o desenvolvimento do futebol brasileiro possam fazê-lo de maneira legítima, respeitando os trâmites estabelecidos”, disse a CBF, em sua resposta. A entidade disse que seu processo eleitoral “segue critérios objetivos e bem definidos, garantindo que qualquer pessoa que atenda aos requisitos formais possa apresentar sua candidatura.”

“É notório que, com o estatuto vigente, o presidente em exercício tem controle absoluto de todo o processo - o que, por si só, nos distancia das condições de concorrência leal e isonômica. Além de não contribuir para a integridade do pleito, o modelo dificulta (quiçá, impede) o surgimento de candidaturas alternativas”, disse Ronaldo.

Em sua resposta, a CBF disse que a organização das eleições da CBF é “responsabilidade de Comissão Eleitoral, cuja atribuição é justamente assegurar o cumprimento das normas estatutárias eleitorais e a lisura do processo eleitoral, a qual estará à disposição dos candidatos para o recebimento e análise de demandas relacionados ao pleito”.

A CBF também respondeu uma demanda de Ronaldo sobre a supervisão da eleição pela Fifa e Conmebol para “dar mais transparência e segurança jurídica ao processo

Eleitoral". A entidade alegou que o estatuto da CBF “foi revisado pela Fifa e, posteriormente, aprovado em assembleia pelas 27 federações estaduais que integram o sistema do futebol brasileiro.”

A confederação, contudo, não respondeu a uma das demandas de Ronaldo, de agendar a data da eleição com antecedência de um mês. “Solicito que a data para as próximas eleições - cujo prazo estatutário é de um ano a partir de 23 de março de 2025 - seja definida com antecedência mínima de um mês, a fim de assegurar a organização e participação dos interessados”, escreveu o ex-atleta, em sua carta pública.

Apesar disso, a CBF se colocou à disposição para qualquer “esclarecimento”. “Ressaltamos que a CBF está e sempre esteve aberta ao diálogo, acreditando que um ambiente de debates respeitosos e construtivos fortalece não apenas a entidade, mas também o futebol nacional como um todo. Caso tenha interesse em obter mais informações sobre o processo eleitoral ou outros aspectos institucionais da CBF, permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais.”

Confira abaixo a resposta da CBF na íntegra:

Prezado Ronaldo,

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebe com respeito e atenção seu questionamento sobre a legitimidade e transparência do processo eleitoral da entidade. Em um cenário esportivo onde a governança e a conformidade com as normas são pilares fundamentais, prezamos pela clareza e pela adesão aos mais elevados padrões institucionais.

Gostaríamos de esclarecer que o estatuto da CBF foi revisado pela FIFA e, posteriormente, aprovado em assembleia pelas 27 federações estaduais que integram o sistema do futebol brasileiro.

Esse estatuto, que rege não apenas o processo eleitoral, mas também todas as diretrizes institucionais da CBF, é um documento público e está disponível para qualquer pessoa interessada em conhecer suas disposições.

No que se refere ao processo eleitoral, ele segue critérios objetivos e bem definidos, garantindo que qualquer pessoa que atenda aos requisitos formais possa apresentar sua candidatura. A governança da CBF prima por um modelo transparente e democrático, permitindo que aqueles que desejam contribuir para o desenvolvimento do futebol brasileiro possam fazê-lo de maneira legítima, respeitando os trâmites estabelecidos.

Por oportuno, informamos a organização das eleições da CBF é responsabilidade de Comissão Eleitoral, cuja atribuição é justamente assegurar o cumprimento das normas estatutárias eleitorais e a lisura do processo eleitoral, a qual estará à disposição dos candidatos para o recebimento e análise de demandas relacionados ao pleito.

Ressaltamos que a CBF está e sempre esteve aberta ao diálogo, acreditando que um ambiente de debates respeitosos e construtivos fortalece não apenas a entidade, mas também o futebol nacional como um todo. Caso tenha interesse em obter mais informações sobre o processo eleitoral ou outros aspectos institucionais da CBF, permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: