X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Canadá apela contra a perda de pontos no futebol feminino no 'caso dos drones' em Paris-2024


Ouvir

Escute essa reportagem

Atual campeão olímpico e vitorioso em suas duas partidas no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris, o Canadá recorreu à Corte Arbitral do Esporte, (CAS), nesta segunda-feira, a fim de recuperar os seis pontos perdidos na competição.

A seleção foi punida pela Fifa sob a alegação de ter utilizado um drone para "espionar os treinos" da Nova Zelândia, adversária da estreia na Olimpíada. A técnica da equipe, Bev Priestman, e dois assistentes, foram suspensos por um ano de quaisquer atividades relacionadas ao futebol.

"O apelo baseia-se na desproporcionalidade da sanção, que pune injustamente as atletas por ações das quais não participaram", afirmou, em comunicado, a Associação Canadense de Futebol. Para a entidade, a punição "vai muito além de restaurar a justiça no jogo contra a Nova Zelândia".

O Canadá aguarda um posicionamento da CAS antes da partida com a Colômbia, nesta quarta-feira, pela terceira e última rodada do Grupo A. O tribunal pretende realizar uma audiência de apelação nesta terça-feira e anunciar a decisão na quarta-feira, sem apreciar o caso dos funcionários suspensos.

Priestman, que treina o time desde a temporada 2020, pediu desculpas e disse que está "com o coração partido pelas jogadoras". A treinadora também pode recorrer à CAS contra a sua suspensão.

Mesmo que não recuperem os pontos, as canadenses podem avançar às quartas de final, já que, além dos primeiros e segundos colocados, os dois melhores terceiros também se classificam ao mata-mata. Com vitórias sobre Nova Zelândia e França, o Canadá já estaria classificado, com seis pontos, se tivesse pontuado normalmente. Na configuração atual, França e Colômbia dividem a liderança, com três pontos cada uma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: