X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasil bate a Espanha pela 1ª vez no handebol e embala para duelo com a Dinamarca no Mundial


Ouvir

Escute essa reportagem

Em sua 100ª partida em Mundiais de handebol, o Brasil entrou em quadra neste domingo (26), em Oslo, na Noruega, disposto a derrubar mais uma potência da modalidade e derrotou a Espanha por 26 a 25, pela terceira e última rodada da segunda fase. Foi a primeira vitória brasileira sobre a seleção ibérica em partidas oficiais, ampliando a série de triunfos inéditos iniciada sobre a anfitriã Noruega e a tetracampeã mundial Suécia. Agora, enfrenta a tricampeã e atual campeã olímpica Dinamarca nas quartas de final.

A vaga entre os oito finalistas que disputarão o mata-mata assegurou à equipe nacional sua melhor campanha em uma edição do campeonato mundial, superando o nono lugar em 2019. Na edição passada, em 2023, o time verde e amarelo terminou na 17ª colocação. Na Croácia, Dinamarca e Noruega, que sediam em conjunto, o Brasil disputa a competição pela 16ª vez consecutiva.

Como foi a partida entre Brasil e Espanha

Mesmo já conhecendo o adversário das quartas, os brasileiros entraram concentrados em quadra e, com boa atuação do goleiro Buda, abriram 7 a 3 no placar, mesmo após perder Gustavo, com uma torção no pé esquerdo logo nos minutos iniciais. Aos poucos, porém, a equipe europeia achou o seu jogo e reduziu gradualmente a vantagem até ficar um ponto atrás, 10 a 9, a sete minutos do fim do primeiro tempo.

A Espanha, dona de dois títulos mundiais e cinco medalhas olímpicas, manteve sua postura agressiva em busca da virada, melhorando seus arremessos. O Brasil, no entanto, conseguiu segurar a pressão e se manter à frente até o final da metade inicial, que terminou com uma vantagem mínima do conjunto verde e amarelo por 14 a 13.

Logo na volta do intervalo, Rangel conseguiu defender um tiro de sete metros, mas os espanhóis igualaram o marcador em 14 pontos no rebote. Explorando o jogo em profundidade, a Espanha conseguiu a virada, por 16 a 15, aos 5 minutos do segundo tempo.

Em desvantagem, o Brasil acordou e, com Bryan decisivo nas investidas ofensivas e Buda seguro no gol, retomou a vantagem por 20 a 17. A dez minutos do fim, os europeus igualaram o placar em 22 a 22 e as duas seleções passaram a disputar a vitória ponto a ponto. Em um final eletrizante, mesmo com a exclusão de Guilherme Borges por dois minutos, prevaleceu a eficiência brasileira, que conseguiu segurar o último ataque espanhol para vencer por 26 a 25.

A partida contra a Dinamarca pelas quartas de final será realizada na próxima quarta-feira (29), às 13h30 (horário de Brasília), também em Oslo, na Noruega. A outra seleção já classificada no grupo do Brasil é Portugal, que passou em primeiro lugar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: