X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Bolsa furtada em Paris não continha 'dados sensíveis' sobre Jogos Olímpicos, diz MP

Declaração da Procuradoria contraria depoimento de servidor que transportava o material


Imagem ilustrativa da imagem Bolsa furtada em Paris não continha 'dados sensíveis' sobre Jogos Olímpicos, diz MP
Furto teria acontecido na segunda-feira |  Foto: Reprodução/Canva/Olympics

Uma bolsa com um computador e duas chaves USB, que continham planos de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, foi furtada na segunda-feira (26), na capital francesa. O crime aconteceu em uma estação de trem parisiense e foi confirmado pela polícia local. O dono da bolsa é um engenheiro da prefeitura de Paris. Ele colocou sua bagagem no espaço acima do assento. O servidor percebeu, posteriormente, o desaparecimento da bolsa.

O registro da ocorrência foi feito pelo próprio engenheiro ainda na delegacia da Gare du Nord (Estação do Norte), em Paris. O servidor da prefeitura explicou em depoimento que os materiais furtados continham "informações sensíveis referentes aos planos de segurança para os Jogos Olímpicos". Ainda conforme o depoimento, o material havia sido elaborado pela polícia municipal. Da acordo com comunicado da Câmara Municipal de Paris, ele será investigado se quebrou alguma regra ao viajar com os materiais.

Na quarta-feira (28), contudo, o Ministério Público apontou que o material furtado "não continha informações sensíveis a segurança", contestando o depoimento do engenheiro. Os dados do cartão de memória eram restritos ao trânsito na cidade e não à segurança da Olimpíada.

"É importante informar que havia somente informações sobre a circulação de carros em Paris durante os Jogos Olímpicos e não sobre dispositivos de segurança", apontou a Procuradoria, que classificou as notícias sobre o furto como "precipitadas".

A prefeitura de Paris confirmou que ativou os procedimentos necessários para evitar uma invasão no seu sistema de informática. O caso é investigado somente como "roubo em transporte público", conforme a Procuradoria informou. Os Jogos Olímpicos acontecem na capital francesa entre 26 de julho e 11 de agosto. A polícia local vai mobilizar um efetivo de 2 mil agentes no período, além de 35 mil agentes das forças de segurança.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: