X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Bia Haddad e Pigossi perdem e Brasil cai na fase classificatória da Billie Jean King Cup


Ouvir

Escute essa reportagem

O Brasil foi eliminado na fase classificatória da Billie Jean King Cup nesta sexta-feira. As tenistas Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi foram derrotadas nos jogos de simples contra a Espanha, em Ostrava, na República Checa, e o time europeu faturou o confronto, acabando com as chances de classificação das brasileiras.

Com o resultado, o Brasil encerra sua participação na fase com dois revezes em dois confrontos no Grupo B. Na quinta, a equipe nacional havia sido derrotada pela anfitriã República Checa por 2 a 1. Pelo novo formato da competição, considerada a Copa do Mundo do tênis feminino, somente o primeiro colocado de cada grupo avança à fase final. A eliminação fará o time brasileiro voltar a disputar a fase de playoffs do torneio.

O triunfo espanhol foi definido na segunda partida do dia, entre Bia e Jessica Bouzas Maneiro, 69ª do ranking. A brasileira, 17ª do mundo, entrou em quadra como favorita, porém foi superada por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4. Foi a segunda derrota de Bia nesta fase e a oitava consecutiva nesta temporada.

A melhor brasileira do circuito vive fase difícil nesta temporada. Ela não vence uma partida em simples desde janeiro, quando faturou duas vitórias seguidas na chave do Aberto da Austrália. Desde a eliminação no primeiro Grand Slam do ano, ela acumulou cinco eliminações em estreias no circuito.

O duelo entre as melhores tenistas de cada país neste confronto foi marcado pelo equilíbrio, o que levou o duelo para o terceiro set, o mais emocionante da partida. Bia abriu vantagem logo no começo, com uma quebra de saque, mas sofreu o empate no game seguinte. Na sequência, a espanhola cresceu em quadra e buscou outra quebra, fazendo 4/2 numa game em que a brasileira não anotou um ponto sequer.

Bia esboçou reação ao faturar nova quebra no sétimo game, diante da pressão que parecia surtir efeito sobre a tensa espanhola. A brasileira elevou seu nível de jogo, porém voltou a perder o saque quando sacava para empatar novamente a parcial.

No primeiro jogo do confronto, Laura Pigossi sucumbiu à experiência de Sara Sorribes Tormo, mais acostumada com os duelos mais complicados do circuito, e foi superada por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. Foi a segunda derrota da brasileira nesta fase classificatória. Na quinta, ela também perdera a primeira partida do confronto com a República Checa.

Pelo novo formato da competição, brasileiras e espanholas voltarão à quadra ainda nesta sexta para o jogo de duplas. O Brasil deve ser representado por Bia e Luisa Stefani, como aconteceu na quinta, quando elas obtiveram a única vitória brasileira nesta semana até agora. A equipe espanhola deve contar com Cristina Bucsa e Sorribes Tormo.

A Billie Jean King Cup conta com novo formato neste ano para acompanhar a Copa Davis. A fase classificatória tem 18 equipes divididas em seis grupos de três nações cada. Somente os vencedores de cada chave vão avançar à fase final, a ser disputada em Shenzhen, na China, em novembro. A anfitriã China e a Itália, atual campeã, já estão garantidas nas finais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: