X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Automobilismo

Felipe Fraga vence a primeira na nova era da Stock Car

Gaetano di Mauro e Guilherme Salas completaram o pódio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Felipe Fraga vence a primeira na nova era da Stock Car
Felipe Fraga dominou a corrida |  Foto: Rafael Gagliano/BRB Stock Car

Depois de fazer a pole position neste sábado (3), o paraense Felipe Fraga #88 dominou a corrida deste domingo (4) e venceu a prova de ponta a ponta. O piloto da Eurofarma RC não deu chances para os adversários e conquistou uma vitória tranquila. Gaetano di Mauro, também da Eurofarma, e Guilherme Salas, da Cavaleiro, completaram o pódio

O Grande Prêmio ArcelorMittal Interlagos, realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi o primeiro da temporada 2025 que agora conta com os novos carros chamados de SNG01 (Stock New Generation versão 01).

Como foi a prova?

A largada em movimento mostrou que Felipe Fraga não estava para brincadeira. O piloto rapidamente abriu vantagem para cima de Caca Bueno que pulou para a segunda colocação e de Allam Khodair ficando em terceiro.

Ricardo Zonta, que largou em segundo, sofreu com um problema no turbo e acabou perdendo posições. Quem também enfrentou problemas no início foi Cesar Ramos, que acabou sendo punido com um drive through após queimar a largada.

Faltando 48 minutos para o fim da corrida, Julio Campos precisou fazer uma parada inesperada após o capô de seu carro se soltar durante a disputa. Pouco depois, Allam Khodair executou um “xis” sobre Cacá Bueno e assumiu a vice-liderança.

Thiago Camilo também enfrentou problemas mecânicos. O piloto reduziu o ritmo e tentou ir aos boxes, mas o carro parou na reta final. Sem conseguir chegar à garagem, ele retornou lentamente à pista.

Na sequência, Gaetano di Mauro e Felipe Baptista realizaram ultrapassagens agressivas sobre Cacá Bueno, que perdeu rendimento e caiu para a 20ª colocação. Com 35 minutos restantes, o safety car foi acionado devido a detritos na pista. Felipe Massa também teve contratempos: perdeu potência e passou um longo período nos boxes. Thiago Camilo, que já havia parado, acabou preso no pitlane e perdeu tempo precioso.

Restando menos de meia hora, Di Mauro tentou uma ultrapassagem ousada sobre Khodair, acompanhado por Foresti e Nelson Piquet Jr., mas Felipe Fraga seguia tranquilo na liderança. Di Mauro conseguiu assumir a segunda posição, com o carro #18 se segurando em terceiro.

Enquanto isso, Piquet teve a asa traseira danificada e precisou abandonar a prova após uma tentativa frustrada de reparo. Momentos antes, Galid Orige perdeu a placa da porta traseira e Bruno Baptista sofreu danos na parte de trás do carro.

A 21 minutos do fim, Bueno teve que voltar aos boxes devido à porta do carro, que ficou aberta. Enzo Elias, após uma disputa com Lucas Kohl, foi punido com cinco segundos por infração. Já Daniel Serra, que teve um pneu furado, retornou à prova após parada nos boxes.

Nos 15 minutos finais, Fraga se manteve firme na ponta, com Di Mauro e Khodair logo atrás. Na sequência, Gui Salas ganhou a quarta posição de Baptista ao fazer bela ultrapassagem na entrada do S do Senna. Depois disso, Foresti e JP de Oliveira passaram a pressionar o piloto da Car Racing.

Faltando seis minutos, Enzo Elias levou um toque, quase saiu da pista, danificou a carenagem e teve que retornar aos boxes. Zezinho Muggiati foi punido em 10 segundos pela manobra.

Com dois minutos no cronômetro, Khodair perdeu a traseira e escapou levemente, cedendo a terceira colocação para Salas. A vitória ficou com Fraga, que dominou a corrida de ponta a ponta. Di Mauro terminou em segundo, e Salas completou o pódio. Khodair, com problemas no carro, abandonou nos instantes finais.

Após a prova, JP de Oliveira, da Full Time Sports, foi punido com 20 segundos por uma colisão com o companheiro Arthur Gama — incidente que envolveu também Daniel Serra. Com a penalização, JP caiu para a 13ª posição no resultado final.

A próxima etapa acontece no dia 25 de maio, no Autódromo Internacional de Cascavel, localizado na cidade de Cascavel, no estado do Paraná.

Veja como ficou a ordem de chegada

1. Felipe Fraga

2. Gaetano Di Mauro

3. Guilherme Salas

4. Felipe Baptista

5. Lucas Foresti

6. João Paulo de Oliveira

7. Ricardo Maurício

8. Denis Navarro

9. Bruno Baptista

10. Rafael Suzuki

11. Rubens Barrichello

12. Cesar Ramos

13. Ricardo Zonta

14. Lucas Kohl

15. Hélio Castroneves

16. Átila Abreu

17. Arthur Leist

18. Zezinho Muggiati

19. Vicente Orige

20. Allam Khodair

21. Enzo Elias

22. Thiago Camilo

23. Daniel Serra

24. Gianluca Petecof

Não-classificados:

Rafael Reis

Gabriel Casagrande

Felipe Massa

Cacá Bueno

Arthur Gama

Nelson Piquet Jr.

Torcedores empolgados com a estreia

Antes e durante a corrida foi possível observar que os torcedores que acompanhavam a estreia da Stock Car em 2025 se mostravam bem empolgados, principalmente por se tratar de um novo carro, então muitos estavam curiosos para ver o que esse novo modelo poderia proporcionar de desempenho e também de disputa durante a prova inaugural em Interlagos.

Os torcedores que estavam no camarote da ArcelorMittal declararam torcida para o piloto Gabriel Casagrande, que é patrocinado pela empresa e também é o atual bicampeão da principal categoria de automobilismo do Brasil. O piloto de 30 anos já conta com três títulos no currículo e desperta a empolgação em quem o acompanha.

Felipe Campos, um dos torcedores que acompanhava a prova, disse torcer para que Casagrande saísse vencedor, e que espera um ano maravilhoso. “A ArcelorMittal vem fazendo um grande trabalho com a equipe e acho que vai ser muito bom esse ano e essa temporada. Vamos torcer para o nosso grande campeão Casagrande levar esse ano de novo”, disse.

Giovani Dalarme também espera que o ano de 2025 seja bom para o tricampeão Gabriel Casagrande e que ele consiga trazer os resultados esperados pela equipe e torcida nessa nova temporada que se iniciou nesse fim de semana. “A expectativa durante todo o ano é que ele consiga acertar o carro e consiga os pódios e que venham as vitórias”, afirmou.

Focado no novo modelo SUV que será usado pela categoria nesse ano de 2025, Júnior Lucino estava na expectativa para vê-los na pista. “Esse ano com a mudança das regras, dos carros, está meio incerto em como vai ser essa temporada, mas a expectativa vai ser interessante”, comentou. Já Kelson Lopes disse estar “curioso” com a mudança do chassi para SUV e que estava ansioso para ver como estará.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: