X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Transexualidade e cirurgia do transgênero

A cirurgia plástica tem um papel importante no processo de transição, graças às cirurgias de redesignação sexual


Imagem ilustrativa da imagem Transexualidade e cirurgia do transgênero
há uma demanda crescente por procedimentos cirúrgicos que ajudam a adequar a expressão do gênero trans |  Foto: divulgação

A transexualidade é uma condição em que o indivíduo se identifica com um gênero diferente do sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Hoje a cirurgia plástica tem um papel importante neste processo de transição, graças às cirurgias de redesignação sexual (ou cirurgia de transição de gênero).

De acordo com o cirurgião plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Humberto Pinto, há uma crescente acessibilidade e demanda por procedimentos cirúrgicos que ajudam a adequar a expressão do gênero de indivíduos trans.

“A cada dia podemos inserir estas pessoas com mais auto confiança, dignidade e pertencimento. As etapas na cirurgia plástica para adequação de gênero podem variar dependendo do tipo de cirurgia e das necessidades específicas do paciente, mas geralmente incluem os seguintes passos: Avaliação e diagnóstico, terapia hormonal, preparação pré-operatória, cirurgia e recuperação pós-operatória”, explica o médico.

Entre as opções de cirurgias temos as seguintes: A mastectomia, as cirurgias íntimas e de feminização.

A mastectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover o tecido mamário e fornecer uma aparência mais masculina. De acordo com Humberto, além da retirada das mamas com a mastectomia, são feitas muitas cirurgias de feminização, como a colocação de próteses e outras. “Fazemos cirurgias na face, com uma transformação visual em que damos ao rosto traços femininos. A cirurgia pode ser um conjunto, de acordo com o desejo de cada um, podemos fazer procedimentos no nariz, boca, maçã do rosto, etc.”, pontua o cirurgião.

Doutor Humberto também faz cirurgias de redesignação sexual há muitos anos, de acordo com ele já são mais de 60 cirurgias realizadas aqui no Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Transexualidade e cirurgia do transgênero
Humberto pinto: cirurgião |  Foto: divulgação

A redesignação sexual nada mais é do que a mudança de sexo e fazemos tanto em homens quanto em mulheres trans. “A redesignação consiste em reconstrução do pênis no lugar da vagina ou a amputação do pênis para construção da vagina”, explica.

De acordo com o cirurgião plástico, são cirurgias delicadas, os pacientes têm acompanhamento psicológico e todo o suporte antes e depois do procedimento. “A satisfação destas pessoas é nítida após as cirurgias e para nós, a sensação também é engrandecedora”, afirma o médico.

Em resumo, no universo da medicina atualmente, há uma maior conscientização e facilidades da diversidade de gênero, o que tem impulsionado avanços na cirurgia íntima e na harmonização corporal para pessoas transgênero.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: