X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Tecnologia inovadora gera laudos com mais precisão

Patologia digital utiliza algoritmos de inteligência artificial para auxiliar médicos na obtenção de diagnósticos exatos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia inovadora gera laudos com mais precisão
Nova sede do Grupo Tommasi, em Vitória, consolida a expansão e reforça a modernização dos serviços prestados |  Foto: - Divulgação / Jornal A Tribuna

O Grupo Tommasi é o primeiro do Espírito Santo a implementar a tecnologia de patologia digital. A inovação, da Roche Diagnóstica, chegou recentemente ao Brasil e escaneia amostras de tecidos em lâminas, permitindo que patologistas, em qualquer lugar do mundo, interpretem características anatomopatológicas com precisão e elaborem laudos especializados.

A tecnologia usa algoritmos de inteligência artificial para auxiliar médicos patologistas a obter diagnósticos mais ágeis e exatos.

“A chegada dessa tecnologia de ponta ao Espírito Santo oferece mais segurança e qualidade no diagnóstico, eliminando riscos associados ao transporte de amostras e beneficiando médicos, pacientes e o ecossistema de saúde como um todo”, destaca Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.

O Grupo Tommasi, formado pelos laboratórios Tommasi, Labortel, Centrolab, Diagnosi, Pat, São Marcos, VYP e Morales, além da CVP Vacinas e da Virchow Cito e Histopatologia, também incorporou exames de imuno-histoquímica, essenciais para determinar o perfil biológico de tumores de mama e pulmão. Isso permite tratamentos mais personalizados e assertivos, ampliando a eficácia terapêutica.

Com essas inovações, a capacidade de produção de exames de anatomia patológica do Grupo sextuplicou, permitindo o processamento de até 300 amostras em apenas duas horas, na área de anatomia patológica. Atualmente, esses exames são responsáveis por 8% de todos os exames realizados pelo Grupo. A meta é que, no próximo ano, esse percentual aumente para 15%.

Essa área é crucial para o diagnóstico, tratamento e prognóstico de diversas doenças, especialmente o câncer Douglhas Zatta, Ddiretor de Mercado do Tommasi

Com mais de seis décadas de história, o Grupo Tommasi é referência em serviços laboratoriais no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Recentemente, inaugurou uma nova sede em Vitória, consolidando a expansão e reforçando a modernização dos serviços prestados.

A nossa Central de Análises é a maior do Espírito Santo e uma das 10 maiores do Brasil, demonstrando a dedicação do grupo para oferecer diagnósticos precisos e atendimento de qualidade, desde as unidades de coleta até os processos laboratoriais CEO do grupo, Bruno Tommasi

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia inovadora gera laudos com mais precisão
|  Foto: - Divulgação / Jornal A Tribuna
A nossa Central de Análises é a maior do Espírito Santo e uma das 10 maiores do Brasil, o que demonstra a dedicação do grupo para oferecer diagnósticos precisos e atendimento de qualidade Bruno Tommasi, CEO do Grupo Tommasi

Vacina para gestantes protege bebês de bronquiolite e pneumonia

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia inovadora gera laudos com mais precisão
O médico Felipe Bertollo Ferreira destaca que manter o calendário vacinal atualizado é fundamental |  Foto: - Divulgação / Jornal A Tribuna

A chegada de um filho é cercada de muito amor, cuidado e, claro, preocupação com a saúde. Nos primeiros meses, os pequenos ainda estão desenvolvendo as defesas naturais, o que os torna mais vulneráveis a infecções respiratórias. A boa notícia é que, ainda no útero das mães, eles podem ganhar uma proteção extra. A vacina Abrysvo e o anticorpo Beyfortus são grandes aliados contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de bronquiolite e pneumonia, especialmente nos primeiros dois anos.

A Abrysvo é uma vacina aplicada na mãe durante a gravidez e protege o filho desde o nascimento. Os anticorpos são transferidos para o bebê ainda no útero, oferecendo uma importante proteção nos primeiros meses de vida.

Ao receber a defesa antecipada, não há necessidade de o organismo do bebê produzir essa resposta. É preciso considerar que o sistema imunológico de recém-nascidos é imaturo. Estudos mostram que a vacina pode oferecer 70% de eficácia na prevenção de infecções graves pelo VSR.

O Beyfortus é um anticorpo monoclonal indicado para proteger diretamente bebês e crianças pequenas contra o VSR. Ele oferece uma proteção imediata, sem que o organismo da criança precise desenvolver suas próprias defesas. Isso é especialmente importante nos primeiros meses de vida.

A aplicação é de acordo com o peso e a idade. Por ser eficaz e prático, a aplicação do anticorpo costuma ser recomendada ainda na maternidade, após o nascimento. Em dose única, é uma medida simples que pode fazer toda a diferença na prevenção de infecções respiratórias graves e internações.

Manter o calendário vacinal atualizado é um gesto de cuidado com quem mais amamos. Além de proteger nossos filhos, as vacinas ajudam a proteger toda a comunidade, criando uma barreira contra a circulação de vírus e evitando surtos. Vacinar é um ato coletivo de amor e responsabilidade Felipe Bertollo Ferreira, Médico

O médico orienta que as famílias conversem com um profissional de saúde para saber mais sobre essas novidades.

“O CVP Vacinas oferece orientação especializada e ambiente acolhedor. A prevenção começa com informação”, ressalta Felipe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: