Mãos ressecadas têm solução!

Especialista afirma que hidratação adequada é alternativa para dar fim ao desconforto, que ganhou força com o uso de álcool e sabão

Lorrany Martins | 10/04/2022, 00:00 00:00 h | Atualizado em 13/04/2022, 09:44

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/372x236/inline_00114370_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00114370_00.jpg%3Fxid%3D319999&xid=319999 600w, Oliete Perini Guerra: “Ao limpar as mãos é preciso aplicar hidratante”
  

A covid-19 ficou conhecida mundialmente  por prejudicar o sistema respiratório,  mas a verdade é que a pele também pode ser afetada direta e/ou indiretamente por essa doença.

A dermatologista Oliete Perini Guerra explicou que o problema vem ocorrendo de forma acentuada há cerca de  dois anos, quando teve início a pandemia do novo coronavírus,  em função do uso excessivo de máscaras e de produtos para a higienização das mãos, e da falta de  hidratação adequada.

“O primeiro problema que vemos é pelo uso excessivo de produtos de higiene necessários contra o coronavírus. O uso de  álcool e sabão com maior frequência desgasta as barreiras naturais da pele, praticamente eliminando o manto natural de gordura que preserva a hidratação”, explica a médica. 

Com isso, as mãos ficam suscetíveis ao ressecamento e a  irritações, levando até a fissuras, em alguns casos, como explica a dermatologista. 

“A higienização é necessária, mas ao limpar as mãos é preciso aplicar hidratante, inclusive nas unhas, que podem ficar quebradiças”, observa. 

O uso da máscara, principalmente para quem precisa utilizar  por longos períodos, apesar de ser essencial para a proteção contra a doença, também pode prejudicar a pele.

“Ela aumenta  a oleosidade no rosto e podem surgir espinhas. As máscaras  de tecido permitem que a pele respire melhor, mas devem ser trocadas com frequência para evitar o acúmulo de impurezas”, indica a dermatologista. 

A médica recomenda ainda que o rosto seja lavado de duas a três vezes ao dia com sabonete apropriado. 

“Sempre lembrando que a máscara não isenta o uso do filtro solar. As luzes do computador, de celular, da televisão e até a luz ambiente também queimam e, com o confinamento por causa da pandemia, foi observada uma piora do problema”, explica.

Até o batom, deixado de lado por causa da máscara, fez falta para a saúde dos lábios. “Por isso, recomendamos o uso frequente de hidratante labial pelo menos até o momento em que poderemos ficar sem o uso da máscara com segurança”.

Fique por dentro

Recomendações 

Mãos

  • Ao lavar as mãos é preciso aplicar hidratante, inclusive nas unhas, que podem ficar quebradiças.

Rosto

  • O indicado é que o rosto seja lavado de duas a três vezes ao dia com sabonete apropriado. A máscara não isenta o uso do filtro solar. As luzes artificiais também podem queimar a pele. 
  • Até o batom fez falta para a saúde dos lábios, ele ajuda a hidratar. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: