X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Miopia vai atingir 50% da população

Dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já considera a miopia um problema de saúde pública


Imagem ilustrativa da imagem Miopia vai atingir 50% da população
Karine Moysés: “Os hábitos de vida moderna configuram uma das principais causas para tal aumento” |  Foto: Divulgação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2050, em média, 50% da população mundial será míope. O distúrbio visual tem sido considerado pela OMS um problema de saúde público, pois sua incidência tem aumentado consideravelmente há alguns anos. Em algumas regiões, como países do sudeste asiático, cerca de 80% da população já tem miopia.

Segundo a oftalmologista Karine Moysés Moro, médica do Centro de Oftalmologia Moysés, a miopia é uma condição na qual as pessoas têm dificuldade para ver de longe, em uma situação em que normalmente o olho é maior que a média e, por isso, os raios luminosos formam uma imagem antes da retina, dificultando a visão.

“Os hábitos de vida moderna configuram uma das principais causas para tal aumento, com excesso de uso de telas e poucas atividades ao ar livre, o que implica diretamente nesse aumento significativo. Por isso, recomendamos que o tempo nas telas seja intercalado por intervalos, com a pessoa olhando para longe de forma a reduzir o esforço do músculo do olho”, orienta a médica.

Outra recomendação de Karine é a que a prática de atividades ao ar livre sob efeito do sol também contribui para o controle da progressão de doenças. “Nos fatores genéticos não podemos intervir, porém, com medidas simples podemos ser capazes de controlar a progressão da doença”, reforça.

Além da mudança de hábitos, surgem novas tecnologias para atender a demanda cada vez mais crescente para tratar a miopia. A médica também pontua, por exemplo, a criação das lentes de Defocus para os óculos de crianças e adolescentes com progressão da miopia, que tem contribuído o para o controle do avanço do distúrbio.

“Essas lentes foram desenvolvidas com a inovadora tecnologia de desfocagem periférica, que tem como efeito principal reduzir o estímulo para o crescimento do olho”, enfatiza.

Para os adultos míopes com o grau estável, a cirurgia cerato-refrativa também é uma opção segura para a liberdade visual sem o uso de lentes corretivas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: