X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Escola e famílias ajudam na escolha da carreira ideal

Interação com o mercado e orientação individualizada fazem parte da metodologia da Escola Americana de Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escola e famílias ajudam na escolha da carreira ideal
Escola Americana de Vitória estimula em crianças e adolescentes inovação e motivação constantes na busca da excelência no desenvolvimento pessoal |  Foto: Divulgação

Na fase em que os jovens começam a pensar sobre o futuro profissional, o apoio familiar é indispensável. Atualmente, a escolha de uma carreira é um processo complexo, influenciado por mudanças rápidas no mercado de trabalho, avanços tecnológicos e novas demandas sociais. Além disso, está diretamente ligada aos valores pessoais e às aspirações de cada indivíduo.

Nesse contexto, é fundamental que os pais auxiliem os estudantes na exploração e na compreensão das vastas oportunidades de carreira disponíveis, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências que potencializem as escolhas profissionais deles.

Para o educador e diretor-geral da Escola Americana de Vitória, Cristiano Carvalho, as profissões e carreiras do século XXI vão muito além das tradicionais, e, dentro de diversas áreas, podem se sobrepor ao longo da vida profissional.

Em colaboração com os pais, o envolvimento da escola no processo de escolha dos alunos é essencial. Cristiano cita que, antigamente essa prática era baseada exclusivamente no desempenho acadêmico dos estudantes em determinadas disciplinas.

“Essa é uma abordagem simplista. A escola deve fornecer orientação individualizada, expor os alunos a contextos profissionais diversos e manter diálogo com o mercado de trabalho”, destaca.

Na EAV, os alunos contam com uma metodologia inovadora e experiências práticas que os incentivam a explorar interesses e aptidões. Além de workshops com profissionais do mundo corporativo, a instituição oferece imersões criadas em colaboração entre escola, empresas e universidades.

Um exemplo é o EAV Professional Experience, um programa de imersão supervisionado para os alunos da 2º série do Ensino Médio, que têm a oportunidade de atuar em diferentes áreas de interesse no mundo corporativo.

Com orientação profissional, eles podem aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais de trabalho em empresas como Shopping Vitória e Hospital Santa Rita. O objetivo é desenvolver habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e inovação. Ao final, os estudantes apresentam propostas de melhoria para as instituições que os receberam.

No Summer Camp, alunos do Ensino Médio passam uma temporada em universidades estrangeiras e participam de uma ampla experiência acadêmica e cultural.

Em 2025, por meio do programa NASA Young Leaders, os alunos da EAV terão a chance de conhecer o centro oficial de treinamento da Nasa, em Houston, nos EUA.

Para além das fronteiras

  • Há 6 anos no mercado, a Escola Americana de Vitória se tornou uma referência na educação local e global, sendo pioneira no modelo internacional de educação básica no Espírito Santo, com imersão na língua inglesa.
  • Com a proposta de expandir o ensino para além da sala de aula, a escola se dedica a preparar os alunos através de uma ampla compreensão cultural que lhes permitirá ingressar, com confiança, em um mercado globalizado e cada vez mais interconectado.
  • Desde que foi inaugurada, a Escola Americana de Vitória conta com uma equipe multidisciplinar e trabalha com metodologia de projetos, baseada no ensino de competências em que as aptidões, as habilidades e os interesses de cada aluno são desenvolvidos.
  • A EAV estimula em crianças e adolescentes inovação e motivação constantes para a busca da excelência no desenvolvimento pessoal. Essa metodologia pressupõe um estado permanente de questionamento, de propostas e de projetos, interdisciplinaridade, soluções e conhecimento para o aluno não ser um mero receptor de informação, mas um protagonista do próprio aprendizado.
  • A Escola Americana de Vitória oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio.
  • Endereço: avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1910
  • Contato: (27) 99203-4589
Imagem ilustrativa da imagem Escola e famílias ajudam na escolha da carreira ideal
Imersão no Hospital Santa Rita |  Foto: Divulgação

Mentoria para validar decisão

Através de mentorias personalizadas, os estudantes têm a oportunidade de mergulhar no autoconhecimento e na tomada de decisão consciente, sendo apoiados tanto pela equipe pedagógica da Escola Americana de Vitória quanto por uma rede de profissionais experientes no mercado.

“Contamos, por exemplo, com consultores das áreas de saúde, esporte e inovação, que estão em permanente contato com nosso time de educadores e alunos”, destacou o diretor-geral da Escola Americana de Vitória, Cristiano Carvalho.

Para os estudantes que pretendem estudar no Brasil, a EAV possui uma Coordenação de Currículo Brasileiro no Ensino Médio, que garante o atendimento individualizado aos que pretendem participar de processos seletivos, especialmente o Enem, para ingressar nas universidades.

O coordenador trabalha em contato direto com as lideranças do time pedagógico, com foco no alinhamento com os principais interesses dos alunos em relação às universidades-alvo.

Os que querem estudar no exterior recebem suporte para validar suas escolhas, além de orientação sobre quais ações são mais eficazes na construção de um portfólio, bem como definição de cursos preparatórios e pesquisas de faculdades de interesse.

Imagem ilustrativa da imagem Escola e famílias ajudam na escolha da carreira ideal
MENTORIA no Shopping Vitoria |  Foto: Divulgação

Bolsas por meio do esporte

Universidades e faculdades ao redor do mundo valorizam candidatos que demonstram um comprometimento com atividades extracurriculares, especialmente aquelas que envolvem liderança e trabalho em equipe.

Há, por exemplo, oportunidades significativas de bolsas de estudo esportivas que podem facilitar o acesso dos estudantes a instituições de ensino de fora do país.

Existem universidades que utilizam o viés esportivo como prioridade dentro do portfólio, por isso a Escola Americana de Vitória investe desde cedo em atividades e competições internas que contemplam a participação de estudantes de todas as faixas etárias.

“O esporte é um aliado poderoso no alcance dos objetivos de nossos alunos na vida acadêmica e na vida pessoal, tanto dentro quanto fora do país. Então, aqui na escola, já trabalhamos essa cultura desde cedo com todos os alunos”, afirma Carlos Lima, coordenador de esportes da Escola Americana de Vitória.

Imagem ilustrativa da imagem Escola e famílias ajudam na escolha da carreira ideal
Vôlei da EAV: destaque no Estado |  Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: