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Educação

Ensino bilíngue no cotidiano dos alunos do Leonardo Da Vinci

Centro Educacional Leonardo da Vinci fortalece o uso da língua materna em paralelo com o ensino da língua estrangeira


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Imagem ilustrativa da imagem Ensino bilíngue no cotidiano dos alunos do Leonardo Da Vinci
Criança em atividade escolar: o Centro Educacional Leonardo da Vinci oferece o Ensino Bilíngue Infantil desde o ano de 2006 |  Foto: Divulgação

Sabe-se que, com a globalização do mundo, novas exigências de formação das crianças surgiram, tornando o ensino infantil bilíngue nas línguas português e inglês cada vez mais relevante. Em função disso, e por ser uma marca do desenvolvimento infantil, a linguagem sempre recebeu no Centro Educacional Leonardo da Vinci atenção especial.

A modalidade, entretanto, costuma ser aplicada com metodologias diversas nas diferentes instituições de ensino. De acordo com o diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Mário Broetto, na escola, que oferece o Ensino Bilíngue Infantil desde 2006, dois aspectos o norteiam por se mostrarem muito eficazes. O primeiro deles, conta Mário, é que o letramento consistente na língua materna, o português, oferecido em paralelo com a língua inglesa, preferencialmente em sistema alternado ao longo do dia letivo, favorece a aquisição do idioma estrangeiro pela criança.

“Isso acontece porque, quanto maior o vocabulário na língua mãe, a qual contribui para dar segurança para os mais novos na escola, mais pontes e transposições também são feitas para a língua estrangeira”, revela Mário.

Já o segundo ponto é que, na primeira infância, até os seis anos, o ensino baseado em vivências cotidianas, que se desenrola com naturalidade, leveza e ludicidade e explora experiências próprias da idade, quando feito de forma intencional e altamente planejada, se mostra produtivo no que diz respeito à aquisição de uma segunda língua. “Isso significa que o experienciar o mundo com atividades rotineiras, como comer, tomar banho, trocar de roupa e brincar, ou desenvolver projetos que envolvam abordagens relacionadas à própria história de vida da criança são ações que favorecem o ensino bilíngue”, explica Mário.

Sendo assim, os alunos do horário integral vivenciam metade das atividades letivas em inglês e metade em português. Isso significa que todas as ações pedagógicas, educacionais e lúdicas (horários de entrada e saída, rodas, dinâmicas de organização, contação de histórias, aulas especializadas de Música e Educação Física, etc.) são propiciadas nas duas línguas.

As turmas possuem um professor estrangeiro, o que garante que o programa proporcione ao estudante, além do desenvolvimento das habilidades relacionadas ao idioma, uma convivência com a língua como instrumento intercultural.

Aprendizado sequencial

De acordo com a coordenadora do Ensino Bilíngue do Centro Educacional Leonardo da Vinci,

Dora Sodré, vale ressaltar que o processo de aquisição de línguas, tanto a materna quanto a estrangeira, é sempre sequencial, exatamente como é o desenvolvimento infantil.

“Com ritmos bem particulares, cada criança explora um caminhar de descobertas, passando muitas vezes por períodos até mesmo não verbais, de mímicas e gestos. Isso faz parte da aprendizagem e não precisa preocupar os pais”, orienta Dora.

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Aprendizado tem ritmo próprio |  Foto: Divulgação

Após essa etapa, a criança começa a se comunicar com frases de duas ou três palavras, sendo absolutamente compreensível que ela demonstre ansiedade por não entender toda a comunicação. Nesse momento, sugere a coordenadora, as repetições de rimas e canções ajudam no desenvolvimento da fala e, aos poucos, a criança expressa-se com frases mais elaboradas.

A coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Telma Berno, lembra que, somente a partir do Ensino Fundamental, com o processo de alfabetização avançado na língua materna, o aprendizado da segunda língua se consolida.

“Nesse momento, inúmeras vezes, os alunos começam a ler também em inglês. Essa é uma fase muito repleta de possibilidades para os alunos. Assim, a cada dia, nós, educadores, também aprendemos mais como avançar no ensino das línguas”, enfatiza Telma.

Base educacional para ir além

A Educação Infantil Bilíngue oferecida pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci tem preparado os alunos para ingressarem com maior naturalidade nos demais programas internacionais oferecidos pela escola em parceria com a University of Missouri: o Elementary School, o Middle School e o High School, que correspondem a módulos dos Ensinos Fundamental I e II e ao currículo integral do Ensino Médio americano, que confere dupla diplomação (brasileira e americana) aos participantes. Além disso, a formação bilíngue facilita a aquisição posterior da terceira língua oferecida pela escola (espanhol, francês, italiano e alemão) e até a aprovação em processos seletivos de faculdades do exterior.

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Alunos têm formação bilíngue, o que facilita a aquisição posterior da terceira língua oferecida pela escola (espanhol, francês, italiano e alemão) |  Foto: Divulgação

Serviço

Centro Educacional Leonardo da Vinci

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Semi, Integral, Programa Infantil Bilíngue, Elementary, Middle e High School.

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