X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Diferencial na Escola Novo Mundo é estimular os sentidos sensoriais

Atividades que estimulam os sentidos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças


Imagem ilustrativa da imagem Diferencial na Escola Novo Mundo é estimular os sentidos sensoriais
NA interação entre a percepção do próprio corpo e o contato com o ambiente é que o bebê se desenvolve |  Foto: Divulgação

Os primeiros anos de vida de um bebê são marcados por novas descobertas e aprendizados o tempo todo. Luz, cheiros, sons, cores e texturas compõem as novas experiências e se entrelaçam ao desenvolvimento motor da criança. É nessa interação entre a percepção do próprio corpo e o contato com o ambiente a sua volta que o bebê se desenvolve de forma integral.

Ciente da importância destas experiências para o pleno desenvolvimento infantil, a Escola Novo Mundo traz esse diferencial na Educação Infantil. De acordo com a diretora pedagógica, Mara Stela Ghisolfi Zanotti, a escola, que recebe criança de quatro meses a cinco anos de idade, busca, através dos estímulos sensoriais, contribuir para o desenvolvimento integral dos bebês.

“Os estímulo sensoriais são ótimas fontes de descoberta, pois estimulam os sentidos da criança e sua percepção do meio em que vive. Novas texturas e superfícies, que envolvem o contato com líquidos, sólidos, grãos, áspero, liso, assim como a descoberta dos cheiros, a experimentação das temperaturas e a musicalização são cruciais para o pleno desenvolvimento da criança”, explica.

Segundo Mara, toda essa experimentação sensorial de zero a dois anos, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento motor da criança, vai também prepará-la para o processo de aprendizagem escolar que se iniciará mais adiante.

“Estímulo sensoriais e desenvolvimento motor estão diretamente interligados. A criança que entra na escola vai aprender a ler e escrever, mas, antes disso, será preparada integralmente, observada de perto e conduzida para que novas habilidades sejam desenvolvidas e treinadas e contribuam, lá na frente, para que o processo de aprendizagem escolar, que se inicia aos quatro anos, se torne ainda mais efetivo”, garante.

Mara afirma que, além das atividades sensoriais contribuírem para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, também proporcionam momentos importantes de socialização, onde a criança aprende sobre empatia e a importância de compartilhar, trabalho em equipe e noção de tempo e espaço.

Por isso, para possibilitar essas experiências aos pequenos, a Escola Novo Mundo conta com oficinas diárias que envolvem atividades sensoriais desde os quatro meses de idade dos bebês. “Cada faixa etária tem suas atividades sensoriais adaptadas. O objetivo é ir estimulando a criança no seu desenvolvimento, através da exploração do ambiente natural. Promovendo atividades que proporcionam a descoberta e o treinamento de novas habilidades, além de estimular também a autonomia”, afirma.

“A descoberta dos cheiros, a experimentação das temperaturas são cruciais para o pleno desenvolvimento”

Mara Stela Zanotti

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: