X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Aprendizado aliado à experiência

Unidade de ensino permite que alunos enfrentem desafios reais do dia a dia da sua profissão durante período da graduação


 

Imagem ilustrativa da imagem Aprendizado aliado à experiência
estudantes durante atividade em sala de aula: experiência acumulada no curso ajuda na hora da contratação |  Foto: Divulgação

Muitos alunos da graduação ficam ansiosos para colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Alguns conseguem estágios durante o curso, outros só vão ter experiência quando finalmente ingressam no mercado de trabalho.

Imagina poder atuar em desafios reais do dia a dia da sua profissão durante a graduação? Essa é uma realidade no Centro Universitário Salesiano (UniSales), que tem um currículo baseado em competências e que utiliza metodologias ativas de aprendizagem. 

Desde  salas de aulas que possibilitam o desenvolvimento de aulas interativas e práticas colaborativas, a metodologia de ensino baseada em projetos propicia uma interação contínua, trabalho em grupo, soluções de problemas, liderança e criatividade, as famosas soft skills.

“Nosso principal objetivo é que a aprendizagem seja efetiva e significativa. O aluno trabalha sempre em projetos baseados em situações reais”, detalhou a reitora, professora Carmen Luiza da Silva.

Entre as experiências que os acadêmicos vivenciam estão projetos de geração de renda; atendimentos jurídicos, contábeis e na área da saúde, como os serviços de fisioterapia e nutrição, e atendimento psicológico gratuito, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Empresas, microempreendedores, instituições e comunidades solicitam à instituição, por meio do Núcleo de Extensão, Inovação e Empreendedorismo (Inova), demandas de projetos, que são realizados pelos alunos e orientados pelos professores. 

Um exemplo está no curso de Arquitetura e Urbanismo, em que os acadêmicos criaram projetos em 3D de monumentos históricos para pessoas com deficiência visual. “Eles buscam a história e referências do monumento histórico, imprimem em 3D, e o deficiente visual pode manusear, compreendendo o que é esse monumento. Ao mesmo tempo, recebe um áudio com informações sobre ele”, disse a reitora.

Outro trabalho importante do curso foi o de QR Code em pontos turísticos de Vitória, com a origem histórica do local. “Ele chega no monumento histórico capixaba que hoje está de determinada maneira e, ao ler o QR Code, é possível ver imagens de como ele era antigamente. Então, vai fazendo a história da cidade”.

Assim, o aluno já sai da graduação com um portfólio de projetos e demandas reais, um grande diferencial na hora da contratação no mercado.

Saiba mais

Contato

O Centro Universitário Salesiano (Unisales) fica na avenida Vitória, 950, Forte São João, Vitória. Inf.: 3331-8500 ou 99688.9543.

Cursos

Pioneiro em metodologias ativas  no Estado, o Unisales oferece diversos cursos nas modalidades presencial, semipresencial ou no ensino a distância.

Descontos

Uma boa notícia é que o Centro Universitário trabalha com uma política de descontos que podem chegar a até 100% em todo o curso.

Projetos organizados em uma grande carteira digital

 

Imagem ilustrativa da imagem Aprendizado aliado à experiência
projetos produzidos por alunos ficam expostos em plataforma online |  Foto: Divulgação

Os projetos produzidos pelos alunos do UniSales ao longo da graduação ficam expostos na plataforma online chamada Portfólio Digital, que vai muito além de um currículo. 

No currículo, estão dados pessoais, empregos anteriores e cursos realizados. Já no portfólio ficam os trabalhos desenvolvidos, ou seja, ele demonstra na prática do que o aluno é capaz. 

É mais uma oportunidade de auxiliar os futuros profissionais no mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade e a criação de novos negócios. 

Além de desenvolver as competências de cada curso, os projetos conversam entre diferentes áreas. É o caso de um que visa mapear alimentos em Vitória.

“Temos um exemplo dos cursos de Engenharia de Produção, os da área de Sistemas de Informação e Nutrição. Eles projetaram uma tabela de valores nutricionais vinculados aos valores de venda. Então, o consumidor sabe onde encontrar tal proteína, ou alimento mais barato, nos mercados de Vitória”, diz a reitora Carmen Luiza da Silva.

Teoria no ambiente virtual para os alunos

 

Imagem ilustrativa da imagem Aprendizado aliado à experiência
Mistura de teoria e prática |  Foto: Divulgação

Com foco em colocar o estudante no mercado de trabalho de forma altamente qualificada e competitiva, os alunos do Centro Universitário Salesiano recebem demandas reais do mercado para desenvolver projetos e propor soluções para esses desafios. 

Para a estudante do curso de Engenharia de Produção Monyque Neves, a metodologia do UniSales é fundamental para seu estudo e carreira. “Por termos essa experiência prática, já conhecemos muitas coisas do mercado de trabalho e de como é a ‘vida real’. Não começamos com  projetos fictícios ou situações-problemas, temos projetos que são solicitação de clientes”, ressalta.

Depoimentos

Diferencial

 

Imagem ilustrativa da imagem Aprendizado aliado à experiência
Alexandre Marconi, egresso do curso de Farmácia |  Foto: Divulgação

“As aulas práticas  fizeram a diferença na minha formação. A qualidade dos laboratórios permitiu que eu colocasse em prática os conhecimentos adquiridos, e isso é um diferencial no mercado de trabalho.”

Alexandre Marconi, egresso do curso de Farmácia

Interação

 

Imagem ilustrativa da imagem Aprendizado aliado à experiência
Luiza Estefani, aluna da primeira turma de Farmácia da nova metodologia |  Foto: Divulgação

“A metodologia permite interagir o tempo todo.

Desde a primeira aula já trabalhamos em grupo. Com foco no mercado de trabalho, temos que aprender a discutir em grupo, propor soluções e  respeitar as opiniões divergentes para agregar conhecimento.” 

Luiza Estefani, aluna da primeira turma de Farmácia da nova metodologia

Empatia e qualidade

 

Imagem ilustrativa da imagem Aprendizado aliado à experiência
Felipe Caramuru, aluno de transferência para o curso de Arquitetura e Urbanismo |  Foto: Divulgação

“Além da qualidade do ensino, o maior diferencial é aprender a pensar no próximo. Esse lado mais social e humano é o que eu vou levar daqui quando eu me formar.”

Felipe Caramuru, aluno de transferência para o curso de  Arquitetura e Urbanismo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: