X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Aliada na formação de cidadãos

Diálogo e ferramentas digitais são usadas como facilitadores do processo de aprendizagem colaborativa


Imagem ilustrativa da imagem Aliada na formação de cidadãos
Escola da Ilha está preocupada com a formação integral dos alunos |  Foto: Divulgação

Já faz tempo que as escolas têm ido muito além do conteúdo programático em suas metodologias de ensino. Mais do que lecionar disciplinas e conteúdos obrigatórios, as instituições têm assumido a posição de agentes transformadores que contribuem diretamente para formação de cidadãos.

Para a diretora pedagógica da Escola da Ilha, Ignez Martins Pimenta, uma escola transformadora está preocupada com a formação integral dos alunos, que os prepara para a vida em comunidade. “Nosso objetivo é formar seres humanos conscientes de seu papel, que pensam criticamente sobre as questões sociais e entendem que podem contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e melhor”, afirma.

Neste sentido, a escola aposta no diálogo, com a participação efetiva dos alunos, como chave de sucesso para uma educação transformadora. Utilizando uma proposta pedagógica colaborativa, que coloca o aluno como ser ativo, a escola busca ouvir e validar toda a bagagem de conhecimento que o aluno já traz, por suas experiências de vida. “O aluno se torna muito mais participativo quando é ouvido, reconhecido e tem seus pontos de vista valorizados. Isso faz com que o aluno se sinta pertencente ao ambiente escolar, tornando ainda mais significativo o processo de aprendizagem”, explica.

Para ir além dos conteúdos curriculares e trabalhar outros assuntos do cotidiano e das relações sociais com os alunos, a Escola da Ilha aposta em iniciativas que possibilitam experiências colaborativas e o desenvolvimento da cooperação, autonomia, empatia e respeito às diferenças.

De acordo com Ignez, além de tendências educacionais como a cultura maker, o pensamento computacional e a robótica, as ferramentas digitais têm sido grandes facilitadoras da estratégia da aprendizagem colaborativa com crianças e adolescentes.

SAIBA MAIS

Ferramentas adotadas

Chats: 

Configura uma extensão da sala de aula e envolve colaboração para seu uso. Os modelos mais adequados são os que permitem interação em grupo. Na escola é usado o Google Sala de Aula, que permite a construção de atividades com recursos de colaboração.

Blogs:

Na rotina de ensino e aprendizagem, os professores costumam utilizar blogs para comentar e divulgar os conteúdos das tarefas escolares, bem como fazer revisões para prova. Os blogs ampliam e enriquecem debates e são um excelente meio de aprendizado.

Vídeos: 

Recursos digitais são importantes para o desenvolvimento do trabalho colaborativo. No trabalho com vídeos, a aprendizagem está envolvida ao longo de todo o processo: da elaboração dos roteiros à execução dos vídeos. Eles podem ser produzidos como curtas, documentários e até filmes de animação como o stop motion, que é uma técnica de foto quadro a quadro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: