X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2025

Glitter no Carnaval: Oftalmologista dá dicas para uso seguro e sem riscos aos olhos

Se usado sem cuidados, produto pode causar irritação, coceira e até lesões na córnea


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Glitter no Carnaval: Oftalmologista dá dicas para uso seguro e sem riscos aos olhos
Feito de lâminas finas de plástico e alumínio, o glitter pode ser encontrado em diferentes formatos, como pó, gel e spray |  Foto: Divulgação

Com as prévias carnavalescas em andamento, o glitter volta a ser um dos itens mais usados nas fantasias. Presente em maquiagens, acessórios e roupas, ele dá brilho e destaque ao visual, mas pode representar riscos à saúde ocular quando aplicado de forma inadequada.

Feito de lâminas finas de plástico e alumínio, o glitter pode ser encontrado em diferentes formatos, como pó, gel e spray.

Quando entra em contato com os olhos, pode causar irritação, coceira e até lesões na córnea. Para evitar problemas, especialistas recomendam o uso de produtos cosméticos apropriados e cuidados na aplicação e remoção.

A oftalmologista Fabiana Gonçalves, do Hospital Santa Luzia, orienta sobre a importância de escolher glitter específico para uso na pele e evitar áreas sensíveis. "

O ideal é manter uma distância segura da linha d’água e utilizar colas ou fixadores próprios para maquiagem, reduzindo o risco de partículas entrarem nos olhos", explica a médica.

Entre as principais recomendações estão:

Imagem ilustrativa da imagem Glitter no Carnaval: Oftalmologista dá dicas para uso seguro e sem riscos aos olhos
Para evitar problemas, especialistas recomendam o uso de produtos cosméticos apropriados e cuidados na aplicação e remoção |  Foto: Tribuna Online

Usar glitter cosmético:

Escolha os que são próprios para uso na pele e próximos aos olhos. Esses produtos são desenvolvidos com partículas arredondadas, menos abrasivas, e materiais não tóxicos, reduzindo o risco de irritação ou lesões oculares.

Evitar contato com os olhos:

Ao aplicar glitter, evite a área próxima à linha d’água e aos olhos. Use colas ou fixadores próprios para maquiagem, que garantem maior fixação do produto e reduzem as chances de ele se mover para os olhos.

Aplicar com cuidado:

Use pincéis macios ou os dedos para aplicar o glitter com delicadeza, evitando contato direto ou movimentos bruscos que possam causar acidentes. Sempre realize a aplicação em um ambiente tranquilo, para evitar imprevistos.

Remover corretamente:

Na hora de retirar o glitter, evite esfregar a região. Utilize produtos demaquilantes à base de óleo, que dissolvem o glitter de forma eficaz. Lave o rosto com água abundante e finalize com um enxágue delicado para remover possíveis resíduos.

Ficar atento a sinais de irritação: S

Se o glitter entrar no olho e causar desconforto, lave imediatamente com soro fisiológico ou água corrente. Caso o sintoma persista, como vermelhidão, dor ou visão turva, procure um oftalmologista. Não tente remover o glitter do olho com os dedos ou objetos, pois isso pode causar danos à córnea.

Com esses cuidados, é possível aproveitar o Carnaval com brilho e segurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: