X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2025

Axé e tradição: 29 afoxés se preparam para o Ensaio do Ubuntu

Além de ensaiar o cortejo, os grupos revisam o roteiro da tradicional lavagem da Avenida Rio Branco até a Praça do Marco Zero


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Axé e tradição: 29 afoxés se preparam para o Ensaio do Ubuntu
O encontro, aberto ao público, é um momento de conexão espiritual e resistência |  Foto: Arquivo/Divulgação/Marcos Pastich/PCR

O Carnaval do Recife recebe a bênção dos Orixás no Ensaio do Ubuntu, que acontece neste domingo (16), às 18h, no Pátio de São Pedro. O evento reúne 29 afoxés para afinar os tambores e preparar a grande cerimônia de abertura do Reinado de Momo, marcada para o dia 26 de fevereiro.

O encontro, aberto ao público, é um momento de conexão espiritual e resistência. Os ogãs – músicos dos terreiros – comandam os cânticos no ritmo do ijexá, entoados em iorubá para exaltar as entidades das religiões de matriz africana, como Oxalá, Iansã, Exu, Oxum, Xangô e Yemanjá.

Além de ensaiar o cortejo, os grupos revisam o roteiro da tradicional lavagem da Avenida Rio Branco até a Praça do Marco Zero, um ritual que usa as águas de Oxalá para purificar o caminho da folia. O cortejo será conduzido por babalorixás e ialorixás, evocando proteção e boas energias para os dias de festa.

Afoxé: O candomblé que dança nas ruas

O afoxé, conhecido como o candomblé de rua, é um dos mais fortes símbolos da cultura afro-brasileira. No Carnaval do Recife, ele ocupa um espaço de destaque, levando ritmo, cor e espiritualidade aos foliões.

Cada grupo se veste com as cores de seus orixás, empunha instrumentos de percussão e dança em um cortejo que espalha axé e reafirma a ancestralidade do povo negro.

No Pátio de São Pedro, território de resistência, os tambores ressoam como um chamado: venha sentir a energia do Ubuntu e celebrar a força dos afoxés no Recife!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: