X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Programação do carnaval no Centro de Vitória é divulgada

Prefeitura preparou uma superestrurura para o evento, que vai desde trios elétricos a pontos de hidratação com bebedouros


Ouvir

Escute essa reportagem

Nesta segunda-feira (17) a Prefeitura de Vitória divulgou a programação dos desfiles de blocos de rua do Centro da capital e as atrações da segunda edição do Circuito da Folia, que serão realizados entre os dias 1º e 4 de março.

"A cada ano o nosso Carnaval se torna maior e melhor. A grande novidade de 2025 é que o Circuito da Folia ganhou mais um dia de festa e comemoração. Construímos uma grandiosa programação para oferecer aos munícipes e turistas da capital o melhor Carnaval possível", declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A prefeitura preparou uma superestrurura para o evento, que vai desde trio trios elétricos a pontos de hidratação com bebedouros, lixeiras por todo o circuito, ecopontos para entrega de material reciclável e banheiros químicos.

Além disso, a segurança está garantida por meio de atendimentos no Centro de Comando e controle da Segurança com a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), que conta com câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda a cidade.

De sábado (1º) à terça-feira (4), 10 blocos realizarão seus desfiles no Centro da cidade e logo após o Circuito da Folia tem início, sempre a partir das 19 horas. Na terça-feira (4), a saída será da Praça Costa Pereira com chegada no Sambão do Povo.

Confira programação:

01/03 – Sábado

08h às 14h - Bloco Subúrbio - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);

14h às 19h - Bloco Afro Kizomba - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar).

Circuito da Folia

19h - Viviane Miranda (puxada do trio);

20h - Leley (Sambão do Povo);

22h - Arlindinho (Sambão do Povo).

02/03 – Domingo

8h às 15h - Maluco Beleza - Rua Sete de Setembro;

8h às 14h - Regional da Nair - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);

14h às 19h - Puta Bloco - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar).

Circuito da Folia

19h - Ton Oliver (puxada do trio);

20h - Emerson Xumbrega (Sambão do Povo);

22h - Serjão Loroza (Sambão do Povo).

03/03 - Segunda-feira

8h às 14h - Bloco Voador - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);

12h às 18h - Bloco Vai que Gama - Rua Gama Rosa.

14h às 19h - Bloco Afro Coisas De Negres - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);

Circuito da Folia

19h - Marcus Rauta (puxada do trio);

20h - Cheiro Moreno (Sambão do Povo);

22h - Pique Novo (Sambão do Povo).

04/03 - Terça-feira

8h às 15h - Bloco Amigos da Onça - Rua Barão de Monjardim;

14h às 19h - Galinha Preta - Rua Maria Saraiva.

Circuito da Folia

19h - Som e Cia (puxada do trio);

20h - Alan Venturin (Sambão do Povo);

22h - Samba 90 Graus (Sambão do Povo).

Circuito da folia "estica" a festa nos dias de Carnaval

Pelo segundo ano consecutivo a festa não termina com os finais dos desfiles de blocos, às 19 horas, no Centro da cidade. Durante os quatro dias de Carnaval - 1, 2, 3 e 4 de março - a PMV irá realizar a segunda edição do Circuito da Folia que arrastará uma multidão até o Sambão do Povo, no bairro Mario Cypreste. Por lá, a cada dia de festejo uma atração nacional diferente se apresentará.

Nos dias 1, 2 e 3 o trajeto da folia começa na Beira Mar (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes) seguindo pela Avenida Getúlio Vargas para acessar a Avenida República, passando por um dos maiores centros culturais de Vitória, o Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane).

O trio segue pela Avenida Cleto Nunes, em frente ao Parque Moscoso. O bloco entrará na Avenida Marcos de Azevedo, pega as Avenidas Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva, até chegar à Rua Pedro Nolasco, rumo ao Sambão do Povo, onde deverá chegar por volta das 20 horas.

Na terça-feira (4), o trio parte da Praça Costa Pereira, vai pela Avenida Jerônimo Monteiro até alcançar a Avenida República, onde repete o trajeto dos dias anteriores para o Sambão.

Atrações

Sábado - 01/03

No primeiro dia do Circuito quem faz a "puxada" do trio, da Beira Mar até o Sambão do Povo, é a cantora Viviane Miranda, a partir das 19 horas.

Com mais de 15 anos de carreira Viviane já marcou presença em vários carnavais pelo estado e também no Vital.

A partir das 20 horas o público terá um encontro com o cachoeirense, que canta desde os nove anos de idade, Leley.

Com 20 anos de estrada, o artista tem sua base alicerçada no Samba "de Raiz" e traz como referências nomes como Zeca Pagodinho, Cartola, Jorge Aragão, João Nogueira dentre outros. Já às 22 horas começa o último show da noite quando se apresenta Arlindinho.

Com quase 15 anos de carreira, Arlindinho é considerado um dos grandes nomes da nova geração do samba e dá continuidade a fórmula de sucesso vivenciada pelo seu pai, Arlindo Cruz.

Aos 32 anos ele é cantor, compositor e multi-instrumentista. Em seu repertório possui faixas em parceria com artistas como Xande de Pilares, Alcione e Karinah.

Domingo - 02/03

No domingo (2), quem faz a puxada do trio é o cantor e compositor Ton Oliver. Completando 10 anos de carreira em 2025, ele vem com o desafio de provar que o ritmo do sertanejo universitário combina sim com trio elétrico.

A primeira atração no Sambão, às 20 horas, é Emerson Xumbrega. O cantor e compositor vem se destacando no cenário musical capixaba e também no Brasil, levando o melhor do samba em suas apresentações.

Além de vários prêmios junto ao carnaval capixaba como cantor e compositor, Xumbrega se apresenta em rodas de samba, casas de shows e vários eventos como festivais, festas, carnavais, projetos e programas culturais.

Às 22 horas o público tem um encontro com grandes sucessos do passado e também da atualidade. Serjão Louroza chega acompanhado de músicos de percussão, cordas e sopro, fazendo música "pop brazuca", como ele mesmo diz, passeando por alguns hits internacionais, aliando diversão e arranjos diferenciados. Juntos, Serjão e a banda Us Madureira, fazem um verdadeiro show de batucada samba-funk.

No repertório, canções do próprio compositor como "Hasta La Pista", "É Nóis", "Rap das Divindades" e "Carpie Diem" que se unem a hits de Tim Maia, Jorge Ben, O Rappa, passando pelos sambas clássicos como "É hoje", "Aquarela Brasileira", entre outros".

A banda Us Madureira, que acompanha o artista desde o inicio de sua carreia solo, é formada por percussionistas em sua maioria oriundos de grandes escolas de samba do Rio de Janeiro como Portela, Império Serrano, Renascer, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beija Flor.

Em sua formação, a ideia era criar um show baseado na percussão com instrumentos tipicamente do Carnaval carioca.

Segunda-feira - 03/03

Apaixonado pela música nordestina, Marcus Rauta traz o melhor do axé e do forró estilizado na puxada do trio, a partir das 19 horas. O cantor que mescla ainda outros ritmos como sertanejo, pop e funk promete não deixar ninguém parado. A seguir, quem recebe o povo no Sambão é o grupo Cheiro Moreno.

Às 22 horas quem comanda a farra é a turma do Pique Novo. Formado por Liomar (vocal), Cesinha (cavaco), Nego Binho, Binho (percussão), Edson Cigano (pandeiro) e Renato (bateria), o conjunto cravou seu nome na biografia do samba e pagode brasileiros.

Somando três décadas de trajetória musical, o grupo é um dos mais conhecidos dos gêneros e responsável por eternizar sucessos como "Uma Estrela", "Ligando Os Fatos", "Pelúcia", "No Meu Olhar", "Eu Tenho Muito Mais", "Tô Carente", "Você Gosta", entre outros.

Terça-feira - 04/03

A terça de Carnaval, conhecida por muitos como terça-feira "gorda", vem recheada de atrações imperdíveis no Circuito da Folia. A puxada do trio será realizada pela turma do Som e Cia a partir das 19 horas, quando sai da Praça Costa Pereira, na Avenida Jerônimo Monteiro até o Sambão.

No Sambão do Povo o primeiro show é do músico, cantor e compositor Alan Venturim.

Com 29 anos de carreira Alan já tocou com inúmeras bandas dentro e fora do Espírito Santo e iniciou em 2012 sua carreira solo. Seu estilo musical é eclético incluindo o Pop rock nacional, Sertanejo, Axé e gêneros afins.

Quem "encerra os trabalhos" da folia, a partir das 22 horas, é o conjunto Samba 90 graus.

O projeto que reúne Chrigor (ExaltaSamba), Netinho de Paula (Negritude Jr) e Marcio Art (Art Popular) comemora os mais de 30 anos de carreira em apresentações pelo Brasil dos três artistas com os maiores sucessos do repertório de seus grupos originais.

Centenário de Maurício de Oliveira

Este ano a festa presta uma homenagem ao centenário de Maurício de Oliveira, uma forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro que completaria 100 anos em 2025.

Munícipes e turistas poderão ver na decoração da festa a logomarca criada para a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em tributo ao capixaba, filho de pescador, que passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

Maurício recebeu no decorrer de sua vida inúmeros prêmios entre os quais se destacam o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, na Polônia e o prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários músicos da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo.

Após seu falecimento, em 2009, a Faculdade de Música do Espírito Santo passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: