X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

'Parecia que John estava conosco', diz Ringo Starr sobre vitória dos Beatles no Grammy


Ouvir

Escute essa reportagem

Em fevereiro, os Beatles venceram a categoria de Melhor Performance de Rock no Grammy pela música Now And Then, que reviveu a saudosa voz de John Lennon. Em entrevista recém-publicada pela People, o baterista Ringo Starr contou como se sentiu com a vitória. "Eu não esperava ganhar, mas foi ótimo. Parecia que John estava conosco", disse o astro de 84 anos.

A faixa também disputava o prêmio de Gravação do Ano e foi produzida com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial. A tecnologia, chamada "stem separation", permitiu reaproveitar uma gravação antiga, removendo ruídos e isolando os vocais de John Lennon. Os produtores recuperaram, ainda, instrumentais de violão e guitarra do também falecido George Harrison, gravados em 1995. Para completar a música, vieram a bateria de Starr e o baixo e o piano de Paul McCartney.

Separados desde os anos 1970 e com apenas dois membros vivos, os Beatles acenderam um debate sobre as implicações das ferramentas de IA na música. A elegibilidade da faixa foi questionada, mas logo esclarecida dentro das regras do Grammy - que considera válidas as músicas que fazem uso de IA desde que a ferramenta seja usada para aprimorar materiais, e não para a criação integral.

"Depositamos muito trabalho duro e muita emoção, e as faixas perduram até hoje", acrescentou Starr à People, falando sobre os clássicos da banda. Em janeiro, o astro lançou seu segundo álbum country desde 1970. Ele realizou apresentações especiais em Nashville, nos Estados Unidos, e escolheu alguns hits dos Beatles para o setlist, incluindo With a Little Help from My Friends.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: