X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Melhores exercícios físicos para quem passou dos 50

Musculação, pilates, ioga, natação e dança, além da tradicional caminhada, estão entre os mais indicados, afirmam especialistas


Engana-se quem pensa que é perda de tempo começar a praticar exercícios físicos após os 50 anos. Especialistas afirmam que ter uma vida ativa é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. E entre as atividades mais indicadas para este público eles destacam musculação, pilates, ioga, natação e dança, além da tradicional caminhada.

Profissional de Educação Física da academia Razões do Corpo, Diogo Rodrigues Santos diz que os benefícios de uma vida ativa depois dos 50 anos são inúmeros. “Há melhora nos sistemas cardiovascular, endócrino e imunológico, aumento da libido e da autoestima, além de maior convívio social”.

Diogo é professor da empresária Laudiceia da Costa Lorenzoni, de 64 anos. Ela buscou a musculação para manter uma vida mais ativa e afirma que não consegue se imaginar sem fazer  exercício físico.

 

Imagem ilustrativa da imagem Melhores exercícios físicos para quem passou dos 50
Laudiceia revela benefícios |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“Eu comecei a praticar atividade física aos 30 anos. Minha mãe tinha osteoporose em último grau, que é uma doença hereditária, então liguei o botão de alerta”.

Ela diz que essa prática lhe trouxe diversos  benefícios. “Consegui sentir melhora no sono,  autoestima mais elevada, saúde regular, ganho de massa muscular que é muito importante na minha idade, além de maior socialização”.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo (SbGG-ES), Daniele Barbieri destaca que nunca é tarde para começar a desenvolver bons hábitos. 

“A melhor atividade física é sempre aquela que te faz feliz. Mas atividades com alto risco de trauma devem ser evitadas por pessoas mais frágeis. Por isso é importante procurar a assistência de um profissional qualificado”.

Segundo o fisioterapeuta Victor Gaspar Dutra, o primeiro passo para começar é a conscientização. “É importante respeitar as limitações de cada pessoa. Após os 50 anos, as práticas mais comuns são a caminhada e a academia. Mas hoje temos uma variedade de atividades que são possíveis”.

Vale lembrar que quem começa a se exercitar mais cedo tem mais chance de chegar a essa idade com tudo em cima. Um exemplo disso é a musa fitness Solange Frazão que, no auge de seus 59 anos, continua fazendo muito sucesso por sua beleza e forma física. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Melhores exercícios físicos para quem passou dos 50
Solange Frazão, de 59 anos, continua fazendo sucesso pela beleza e forma física |  Foto: Reprodução/Instagram

Em entrevista recente, ela disse que, para manter o corpo saudável e a aparência jovial, leva uma vida regrada, composta por atividades físicas e alimentação balanceada.

Estilo de vida 

O professor de Educação Física Alexandre Albergaria, de 52 anos, começou a praticar atividades físicas após ficar acima do peso. 

“Com a melhoria do condicionamento físico, sinto que tenho mais energia para as tarefas do dia a dia. O grande benefício de um estilo de vida saudável é a melhoria do estado geral de saúde”.

Atualmente ele foca na prática da musculação e caminhada. “Senti como consequências positivas o aumento da massa magra e a diminuição do percentual de gordura”.


INDICAÇÕES


Hidroginástica

  • Atividades na água são bastante completas por estimularem o movimento de todos os músculos do corpo, desenvolvendo força e resistência, essenciais para a manutenção física de pessoas  mais velhas. A água também favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores no corpo.

Pilates e ioga 

  • O pilates trabalha flexibilidade, força e coordenação motora. Também estimula a circulação sanguínea e ajuda a melhorar a postura. Já a ioga traz benefícios semelhantes, além de alongar e tonificar os músculos. 

Caminhada

  • Fortalece a musculatura e as articulações e melhora o ritmo cardíaco. É importante manter a postura mais ereta possível, usar tênis com amortecimento e começar com trajetos curtos, aumentando com o passar do tempo.

Dança

  • Grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, sendo capaz de melhorar a qualidade e a expectativa de vida. Além disso, a dança é uma das principais maneiras de incentivar e garantir a reabilitação física.

Musculação

  • Essa prática pode ser adaptável, então é possível começar com pesos mais leves e ir evoluindo. Uma série feita com acompanhamento, na academia, permite o fortalecimento dos músculos da cintura e das pernas, por exemplo.

Fonte: Especialistas entrevistados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: