Conheça a capital do forró no ES que vai sediar feira literária
Confira a programação do evento internacional que vai receber nomes da literatura e da música
Escute essa reportagem

Dunas, praia, arrasta-pé… literatura! A vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, além de capital do forró, vai virar a capital da literatura. Literalmente.
Acontece por lá, entre os próximos dias 21 e 24, a segunda edição da Festa Internacional da Palavra, com programação totalmente gratuita.
O evento contará com a participação de mais de 30 escritores, com destaque para Ailton Krenak – primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras –, Elisa Lucinda, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Itamar Vieira Junior, Jean Wyllys, Kiusam de Oliveira, Selma Dealdina, Renato Nogueira e Yakuy Tupinambávai.
A narradora, poetisa, atriz e contadora de histórias Teresa Cárdenas, uma das vozes mais relevantes da literatura infantil e juvenil em Cuba, também está confirmada.
A Festa Internacional da Palavra contará com bate-papos, oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias, performances artísticas, shows musicais, um espaço para literatura infantil e feira criativa.
Um cortejo de Ticumbi vai abrir a festa, que ainda vai receber ícones da música brasileira como Sandra Sá, Bia Ferreira e Chico César.
Homenagem
Nesta edição, a festa presta homenagem a dois nomes da literatura e da luta pelos direitos culturais no Brasil: Nêgo Bispo e Bernadette Lyra.
O evento tem curadoria da escritora e dramaturga Guiomar de Grammont e da pesquisadora Lívia Corbellari.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 21/05
18h30 – Cortejo Cultura Popular. Às 19h30, abertura oficial. Às 20h30, show de Sandra Sá.
Dia 22/05
> Espaço Infantojuvenil
9h – “As fantásticas histórias mágicas”, com Vitor Passarim, e contação de histórias com Aline Dias. Às 10h, Mostra Animazul. Às 14h, contação de histórias com Aline Dias. Às 15h, oficina de personagens fantásticos, com Juane Vaillant. Às 17h, Mostra Animazul.
> Livraria da Festa
10h30 – Lançamentos e autógrafos com escritores independentes.
> Tenda da Palavra
Das 14h às 15h30 – Mesa “Me Aceita Como Sou”, com Ediphôn Souza, Jean Wyllys e Marília Café. Das 15h50 às 17h20, mesa “A Literatura, a Resistência e a Liberdade”, com Elisa Lucinda e Itamar Vieira Jr. Das 18h às 19h30, mesa “A Formação de Leitores e o Plano Nacional do Livro e da Leitura”, com Estevão Ribeiro, Fabiano Piúba e Saulo Ribeiro. Às 20h, “Palavra é Poder”, com Elisa Lucinda.
Dia 23/05
> Espaço Infantojuvenil
9h – Contação de histórias com Lilian Menegucci, Oficina para professores e “Práticas Antirracistas e Literatura Negro-brasileira”. Às 10h, contação de histórias com Fabíola Dias, Ione Duarte e Noélia Miranda. Às 11h, Mostra Animazul. Às 14h, contação de histórias com Noélia Miranda, Geisa Lacerda e Luciene Carla. Às 15h, Masterclass “Slam e Resistência Poética no Sapê do Norte”, com Thiago Balbino. Às 17h, Mostra Animazul.
> Livraria da Festa
10h30 – Lançamentos de livros com escritores independentes.
> Tenda da Palavra
das 13h30 às 15h – Mesa “Cosmovisão ou Cosmopercepção: um olhar sobre a privatização da natureza”, com Camila Valadão e Yakui Tupinambá. Às 15h, sessão de autógrafos. Das 15h10 às 16h40, “Literatura e negritude: o fim do silêncio”, com Arquimino dos Santos e Kiusam de Oliveira. Das 16h50 às 18h20, mesa “O amor como revolução”, com Ingrid Carrafa, Marcéu Rosário e Renato Noguera. Das 18h30 às 20h, mesa “Cartas para minha mãe: a escrita feminina”, com Eliana Alves Cruz, Elisa Lucinda e Teresa Cárdenas. Às 21h, Bia Ferreira.
Dia 24/05
> Espaço Infantojuvenil
14h – Contação de histórias com Márcia Coradine. Às 15h, Masterclass: “Papo de Vivências: Criando Nossas Histórias, Nós Mesmos”, com Estevão Ribeiro. Às 17h, Mostra Animazul.
> Sarau no Rio
14h – Kátia Bobbio, Geovana Pires, Nando Rodrigues, Carlos Fonseca e outros.
> Tenda da Palavra
Das 15h30 às 17h – Mesa “Terra dá, Terra quer”, com Joana Maria, Selma Dealdina e Suely Bispo. Às 17h, sessão de autógrafos. Das 17h20 às 18h50, mesa “Vozes Guardadas”, com Bernadette Lyra, Elisa Lucinda e Teresa Cárdenas. Às 18h50, sessão de autógrafos. Às 19h15, palestra “Ler a Terra, Ler a Vida”, com Ailton Krenak. Às 21h, Encerramento. Às 21h30, show de Chico César.
Fonte: Organização do evento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários