Amor à natureza com estreia de Chico Bento nos cinemas
O famoso “caipira” da Turma da Mônica chega aos cinemas em uma aventura para salvar a famosa goiabeira do Nhô Lau
Escute essa reportagem
Preservação do meio ambiente é um dos temas explorados em “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, filme que promete emocionar os adultos que cresceram lendo as HQs de Mauricio de Sousa e também conquistar novas gerações.
No live-action, com estreia hoje nos cinemas do Estado, o famoso personagem com mais de 60 anos de história precisa reunir a animada turma da Vila Abobrinha para “sarvá” uma goiabeira dos planos de Dotô Agripino (Augusto Madeira).
Quem dá vida à árvore que tem uma forte ligação com Chico Bento é a atriz Taís Araújo. O figurino de Dona Goiabeira, que realça sua identidade brasileira, é uma criação do estilista Ronaldo Fraga, conhecido por levar as diversas caras do Brasil para suas peças.
Sobre a importância do filme, ela ressalta: “A gente pode ter um progresso inteligente, pensando na nossa continuidade, e que uma árvore de pé vale muito mais que uma árvore no chão. Acho a mensagem linda e muito importante”.
Chico Bento é vivido pelo influenciador digital Isaac Amendoim, um mineiro de 10 anos. Ele é conhecido nas redes sociais como “Amendoim” e tem 3,7 milhões de seguidores. O diretor Fernando Fraiha lembrou do processo de seleção do ator.
“Ele foi a primeira criança que a gente viu e a gente recebeu 3.500 vídeos de crianças maravilhosas, incríveis, mas a gente nunca conseguiu esquecer o primeiro. O Isaac é incrível, tem uma coisa muito espontânea, muito verdadeira”, contou ao “Fantástico”.
Ao lado de um dos personagens mais queridos da literatura infantil estão seus grandes amigos: Zé Lelé (Pedro Dantas), Rosinha (Anna Julia Dias), Tábata (Lorena de Oliveira), Hiro (Davi Okabe) e Zé da Roça (Guilherme Tavares).
O elenco ainda traz Débora Falabella como a professora Marocas e Luis Lobianco na pele de Nhô Lau, o proprietário da goiabeira.
“O brasileiro aprendeu a ler e escrever com a 'Turma da Mônica'. E digo mais: passei por momentos muito difíceis na minha infância, perdi minha mãe biológica, e naquele momento aquelas histórias me deram suporte, me acompanharam. Tinha um baú cheio de gibis”, lembrou Luis Lobianco em entrevista ao site Gshow.
Crítica
Davi Galantier Krasilchik | Folhapress
Personagem é exemplo para as crianças
Quando não está na escola ou brincando com seus animais, Chico Bento é mestre em roubar goiabas. As ameaças de Nhô Lau, dono do pé mais carregado da Vila Abobrinha, não são páreas para as malandragens do caipira e Zé Lelé, especialistas em escalar árvores e fugir com os pés descalços. Nem por isso Chico deixa de ser exemplo e inspirar diversas crianças no cuidado com a natureza.
Embora chegue aos cinemas como um menino de 11 anos, o personagem nasceu há mais de seis décadas, quando Mauricio de Sousa foi convidado pela Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) a desenvolver uma tirinha sobre a vida no campo.
Surgia uma mistura entre o Jeca Tatu de Monteiro Lobato, um tio-avô do cartunista, e a Turma da Mônica, que ia além das ruas de asfalto no Bairro do Limoeiro muito antes de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, que estreia hoje.
Não demorou para Chico conquistar as bancas e as histórias reforçarem as peripécias e o coração bondoso. Fosse a manipulação eleitoral entre donos de terras, os choques entre o interior e a cidade ou a destruição da natureza – no filme, a goiabeira é ameaçada pela construção de uma estrada –, os temas mantiveram o compromisso com o meio ambiente e outras discussões sociais.
Mas se o arteiro pouco mudou, o tempo trouxe outras relações com os leitores. Fãs dos quadrinhos apresentam Chico Bento aos filhos por desenhos animados, um filão no qual o criador da Mônica aposta desde fins dos anos 1970.
Hoje, episódios chegam ao YouTube e ao TikTok, acervos digitais reúnem revistas antigas, e um pequeno influenciador do interior mineiro interpreta o personagem nas telonas.
“Eu não gostava de ler antes de participar do filme. Foi depois dele que procurei os quadrinhos e aprendi a gostar mais”, diz Isaac Amendoim, 10 anos, que dá vida ao protagonista.
Nas redes sociais, o ator mostra seu dia a dia na roça de Cana Verde, produz esquetes de humor e traz reflexões ambientais que alcançam milhões de seguidores.
Do pai atrapalhado que busca sementes mágicas, passando por figuras do folclore e chegando à transformação de Chico em passarinho, a produção não se apressa em trabalhar a força do imaginário.
Outras estreias
“Interstellar”
Dirigido por Christopher Nolan, o filme volta às telonas para comemorar uma década desde sua estreia original. A obra acompanha um grupo de astronautas que embarca em uma missão para encontrar um novo planeta.
“Moana 2”
Mais madura e destemida, Moana está de volta para uma nova aventura em alto-mar! A sequência do sucesso de bilheteria traz a protagonista explorando novas regiões da Oceania.
“Babygirl”
Com uma atuação que tem rendido indicações, Nicole Kidman interpreta uma empresária bem-sucedida que coloca sua família e carreira em risco em nome de um caso com seu estagiário.
“O Auto da Compadecida 2”
Vinte e quatro anos após levar milhares de pessoas aos cinemas, a dupla João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) está de volta!
“Sonic 3”
Na sequência, Sonic, Knuckles e Tails se juntam para enfrentar um temível inimigo: Shadow, um vilão misterioso com poderes inéditos.
“Ainda Estou Aqui”
Com Fernanda Torres, filme é baseado em autobiografia homônima.
“Nosferatu”
Adaptação do clássico do terror de 1922.
“Mufasa: O Rei Leão”
O filme vai desbravar a ascensão de um filhote órfão e o encontro dele com o simpático leãozinho Taka.
“RM: Right People, Wrong Place”
Acompanha os bastidores da produção do 2º álbum solo do rapper RM, do BTS.
Comentários