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Filmes e Séries

A volta de “Alien” nos cinemas

Novo capítulo da famosa franquia de terror e ficção científica se passa em estação espacial abandonada com direito a mortes brutais


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Imagem ilustrativa da imagem A volta de “Alien” nos cinemas
Os atores Archie Renaux e Cailee Spaeny vivem jovens que se aventuram em uma estação espacial abandonada e que precisam lutar pela sobrevivência |  Foto: Reprodução/ Youtube

Uma estação espacial abandonada é o cenário de horror e suspense de “Alien: Romulus”, mais nova parcela da icônica saga de terror e ficção científica iniciada em 1979.

Com estreia nesta quinta-feira (15) nos cinemas de todo o Estado, o longa resgata a atmosfera claustrofóbica com direito a mortes brutais que consagraram a franquia desde seu 1º capítulo, “Alien, o Oitavo Passageiro”.

“Eu realmente queria voltar ao terror absoluto do primeiro filme e pegar aqueles elementos de suspense que 'Aliens' (1986) e 'Alien 3' (1992) têm. Fizemos o possível para mantê-lo puro às técnicas de filmagem do primeiro filme”, conta Fede Alvarez, diretor responsável pela nova produção.

Apesar de retornar às raízes trazendo, inclusive, os xenomorfos, uma espécie alienígena aterrorizante, “Alien: Romulus” conta com uma história independente. Como tática para conquistar uma nova geração de fãs, o cineasta montou um elenco com novos rostos e quase desconhecidos.

“Eu não queria rostos que as pessoas associassem a outros papéis. Eu não queria ninguém superfamoso. Os melhores filmes que eu me apaixonei por assistir quando criança nunca tiveram uma estrela. Você não sabia quem era ninguém”, justifica.

Ambientado em um futuro distante, o novo longa acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventura em uma estação espacial abandonada. No local, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante e irão precisar lutar pela sobrevivência.

A nova heroína da franquia é Rain Carradine, vivida por Cailee Spaeny, de “Guerra Civil” e “Priscilla”. A protagonista recorda que os personagens eram mortos regularmente durante as gravações.

“Era sempre muito triste quando alguém morria, sabe? Porque filmamos em ordem cronológica. Acho que todos nós estávamos ficando muito ligados uns aos outros. Portanto, sempre que ocorria uma morte, era um dia muito emotivo”, lembra a atriz.

David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn e Aileen Wu completam o elenco. Classificação etária: 16 anos.

Filme recicla sucesso do passado com mais terror

“Alien: Romulus” não nega suas origens. Já no início, fica claro para o espectador que ele está diante de uma reciclagem, de um blockbuster moderninho que quer navegar no sucesso do passado. Dos créditos iniciais em caligrafia obsoleta à trilha sonora ostensiva, tudo remete a “Alien: O 8º Passageiro” (1979), de Ridley Scott.

Há até um aspecto texturizado nas imagens espaciais que abrem o longa, como se viessem à luz pela primeira vez depois de serem desprezadas nos anos 1970. Há efeitos práticos, e computadores e outras bugigangas parecem fruto de um exercício mal-sucedido de futurologia, ultrapassados diante da tecnologia que temos hoje.

Assim, arraigado à glória do passado – que ajudou a abrir portas não só para Scott, mas para todo um subgênero espacial em Hollywood –, “Alien: Romulus” não tem vergonha de se juntar a uma safra recente de filmes que retomam, com muitas décadas de distância, obras que se consolidaram como medalhões do cinema americano.

“Romulus” põe em cena personagens, objetos e subtramas herdados do passado, mas atualiza o roteiro para um público mais imediatista, que prefere ação à contemplação.

Não à toa, o filme aumenta a voltagem de terror do original, investindo em “jump scares” – cenas de susto – menos sutis e mais gráficas. Só não precisaram aumentar a carga feminista, já que “O 8º Passageiro” foi um precursor das mocinhas fortes e independentes, com a Ellen Ripley de Sigourney Weaver.

“Depois de tantos anos de cinema, chegamos a um ponto em que vários subgêneros parecem pertencer a um só cineasta”, disse o diretor Fede Alvarez na última edição da San Diego Comic Con.

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