X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Festival Varilux de Cinema Francês traz artistas de peso para SP; veja destaques da programação


Ouvir

Escute essa reportagem

A 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês começa a partir da próxima quinta-feira, 7, e vai até o dia 20 de novembro. O evento terá entrada gratuita e promete ser o ponto de encontro dos apaixonados por cinema em diversas regiões do Brasil. Serão exibidos 20 filmes em 60 cidades e 110 salas de cinema.

Estão previstas na programação 19 películas inéditas, algumas delas premiadas e que estiveram nos prestigiados festivais de Cannes, Veneza e San Sebastián.

Em São Paulo, uma delegação de artistas de peso vai marcar presença, como os diretores Matthieu Delaporte e Xavier Legrand; as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier; os atores Raphaël Personnaz e Patrick Mille e o roteirista Marc Salbert.

Salbert vem para apresentar Apenas Alguns Dias, comédia dramática protagonizada por Camille Cottin e Benjamin Biolay. Já o ator Raphaël Personnaz apresentará Bolero, A Melodia Eterna, que aborda criação da obra-prima universal do famoso compositor francês Maurice Ravel, o Bolero. No longa, Raphaël interpreta o compositor.

O diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille irão comentar O Conde de Monte Cristo, inspirado na obra de Alexandre Dumas. Já as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier apresentam Madame Durocher, história franco-brasileira da primeira parteira do Brasil, que atuava no Rio atendendo indigentes, prostitutas e a família real portuguesa e se tornou a primeira mulher a integrar a Faculdade de Medicina na América Latina.

Outros filmes da seleção são A Favorita do Rei, que abriu o Festival de Cannes em 2023 e tem o astro americano Johnny Depp, e O Segundo Ato, com Léa Seydoux, que soma mais de 500 mil espectadores na França.

Lenda do cinema francês, o ator Alain Delon (1935-2024), morto em agosto, será o homenageado desta edição. Para celebrá-lo, será exibido O Sol por Testemunha, clássico de 1960 de René Clément.

As exibições na capital paulista serão nos seguintes locais: Cine Marquise, Cine LT3, Cinemark Iguatemi, Cinépolis Jardim Pamplona, Espaço de Cinema Augusta, Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Pompeia, Kinoplex Itaim e REAG Belas Artes.

Nesta segunda-feira, 4, haverá uma masterclass com o cineasta vencedor do César, Xavier Legrand - que traz o thriller psicológico O Sucessor -, às 15h, no Cine Faap. Legrand repete a atividade na terça-feira, 5, no mesmo horário, sempre com entrada franca.

Também na terça, no mesmo ambiente, estão marcadas palestras do jornalista e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma, Jean-Michel Frodon.

A programação completa pode ser vista no site oficial do festival.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: