Brasil já tem três filmes selecionados em Cannes

"Baby", "A Queda do Céu" e "Motel Destino" são os filmes selecionados para o Festival de Cannes

Soraya Ursine | 20/04/2024, 16:18 16:18 h | Atualizado em 20/04/2024, 16:18

Nem só de Red Carpet vive o Festival de Cannes. Isso porque o percurso de um cineasta pode estar ligado a duas mostras paralelas: a "Quinzena dos Cineastas" e a "Semana da Crítica".

São nessas mostras que os grandes nomes do cinema dão os seus primeiros passos para a consagração. 

Na "Semana da Crítica", os jovens cineastas mostram seus primeiros curtas ou longas-metragens. Por lá, já passaram Gonzales Inarritu, Ken Loach, Jaques Audiard, entre outros.

Este ano, o brasileiro Marcelo Caetano foi escolhido para fazer parte desta lista, com seu filme Baby, que foi selecionado entre mil filmes inscritos.

"Baby é uma carta cheia de paixão e dor ao Centrl de São Paulo, lugar que eu filmo já quinze anos", disse o diretor.

O filme conta a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros.

"Os personagens principais se conhecem em um momento de abandono e formam uma nova família. Apesar das diferenças, os dois lutam para pôr fim à solidão que a vida impõe sobre eles", revela Marcelo Caetano.

No elenco principal, estão João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro, além de Ana Flávia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Maurício de Barros, entre outros.

Por outro lado, a mostra "Quinzena de Cineastas" é caracterizada pela sua liberdade de espírito, ajudando novos cineastas a encontraram o seu público. Nesta seleção já passaram nomes como Werner Herzog, Fassbinder, George Lucas, Jim Jarmush, Spike Lee e outros.

Este ano, o filme de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, "A Queda do Céu", foi um dos escolhidos. O filme é baseado no livro do Xamã Davi Kopenawa Yanomami, apresentando a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos Xapiri, além do trabalho dos Xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não indígenas.

O terceiro filme brasileiro concorrendo em Cannes, em 2024, é o de Karin Ainouz: "Motel Destino", que está concorrendo a Palma de Ouro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: